Um novo leite para o consumidor

Um novo leite para o consumidor

Na avaliação de Edmilton Aguiar Lemos, Superintendente de Operações Lácteas, o conceito 100% leite está sendo muito bem aceito pelo mercado. ‘‘É um produto que vem para agradar um público mais exigente, com paladar mais apurado e que é o verdadeiro tomador de leite’’.

Localizadas dentro da maior e mais produtiva bacia leiteira do país, as indústrias de leite das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal lançaram na Mercosuper, Feira de Supermercadistas do Estado do Paraná, os produtos Leite UHT Naturalle – Sem Aditivos = 100% Leite, Leite UHT Colônia Holandesa Zero Lactose.  

O Leite UHT Naturalle é um dos produtos de grande  destaque da história das indústrias das Cooperativas. De acordo com o Superintendente de Operações Lácteas, Edmilton Aguiar Lemos, é possível afirmar que o Naturalle vem como uma evolução do Leite Castrolanda. "Ele mantém todas as características do Leite UHT Castrolanda, em termos de composição de seus nutrientes, porém, sem aditivos. Esses aditivos são adicionados ao leite para que a proteína do leite seja "protegida", ou seja, não se desnature no processo térmico de ultra pasteurização. Somente matérias primas superiores em termos de qualidade, podem ter esse tipo de tratamento industrial", explica o superintendente.  

Segundo a equipe técnica da indústria há um contexto favorável da cadeia produtiva na região. "Temos matéria-prima de qualidade superior, estamos numa bacia leiteira densa, que produz muito leite em uma área geográfica pequena quando comparada a outras regiões do país; temos logística que nos permite que o leite chegue rápido a indústria; e por fim temos indústria com tecnologia de ponta", analisa Rogério Wolf, Coordenador de Comercialização Leite.

"Disponível para o varejo nas versões, integral, semidesnatado e desnatado, o leite Naturalle é produzido com a matéria prima que tem reconhecimento nacional pela sua qualidade diferenciada, destaque para o tempo curto entre o leite sair da propriedade e estar envasado. Com estas condições a proteína do leite é menos "agredida", o que lhe permite passar pelo processo térmico sem aditivos, origina-se aí o Leite UHT Naturalle sem aditivos – 100% Leite", disse o Gerente Comercial Leite, Egídio Maffei.

Na avaliação do Superintendente de Operações Lácteas o conceito 100% leite está sendo muito bem aceito pelo mercado. "É um novo produto que vem para agradar um público mais exigente, com paladar mais apurado e que é o verdadeiro tomador de leite", disse.

A consumidora Tatiane Wilsek, de Campo Largo descreveu sua satisfação com o produto através do fale conosco da Castrolanda. "Fiquei muito feliz em encontrar um produto como a linha Naturalle no mercado, sem adição de estabilizantes (aditivos) 100% natural, parabéns pela iniciativa e o carinho e a preocupação com o consumidor, nossa saúde agradece", enfatiza.

Zero Lactose
Apostando no mercado crescente de consumidores de produtos zero lactose a indústria lançou o Leite UHT Colônia Holandesa Zero Lactose e o Leite Condensado Colônia Holandesa Zero Lactose. Os produtos foram desenvolvidos para os intolerantes à lactose, ou seja, pessoas que tem incapacidade parcial ou total de digerir a lactose, o açúcar do leite.  

Com estes benefícios, o Leite Colônia Holandesa Zero  Lactose e o Leite Condensado Zero Lactose mantém todas as propriedades de um leite tradicional, podendo ser utilizado normalmente na criação de diversas receitas. O produto passa por um processo de "quebra" da lactose, principal carboidrato presente no leite tradicional. Durante a ação, a lactose se "divide" em dois componentes, a glicose e a galactose, mais fáceis para o organismo digerir.

"Nossos produtos Zero Lactose se assemelham muito aos tradicionais. Devido à enzima lactase os produtos tendem a ficar mais caramelizados. No nosso caso, essa situação é bem inferior aos concorrentes", destacou a equipe.  

A lactose
A lactose é o açúcar presente no leite e seus  derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.