Programa Cooperjovem premia melhor redação sobre meio ambiente

Programa Cooperjovem premia melhor redação sobre meio ambiente

Hoje, dia 24 de abril, o aluno da Escola Municipal da Vila do Rosário da cidade de Castro, João Pedro Iank e a professora Andreia Barbosa da Silva puderam finalmente receber em mãos os prêmios que ganharam durante o 10º Concurso de Redação do Cooperjovem.

João de apenas 9 anos, ficou em segundo lugar na Categoria I do Prêmio de Redação do Cooperjovem realizada pelo SESCOOP/PR. Representando a cooperativa Castrolanda, ele escreveu uma redação com o tema: Atitudes sustentáveis – promover ações e agir coletivamente.  Como reconhecimento ganhou um tablet, um projetor para a escola e um notebook para a professora.

Na redação João descreve que ao assistir a notícia do Jornal Nacional sobre a quantidade de lixo flutuando na Baía de Guanabara durante as Olimpíadas do RIO 2016, comparou a situação com o rio Iapó de Castro. Ao contrário do que se viu no Rio de Janeiro, os moradores parecem respeitar a reciclagem e a importância da água. Para ele, o lado positivo foi ver que muitas pessoas se esforçaram para tentar limpar a baía e que essa situação deveria ocorrer sempre, em todos os lugares, com cooperação, cuidados e persistência. De acordo com a mãe de João e também diretora da escola, Noeli Iank, ganhar significou o reconhecimento de trabalho e dedicação, principalmente em redação que envolve todo um trabalho de leitura e escrita. “Com o prêmio, conseguimos incentivar e continuar o trabalho. Nosso sonho é ampliar o projeto e conseguir transformar e envolver toda escola. A redação deu um bom início, para sermos uma escola cooperativista”, defendeu.

É o segundo ano que a professora Andreia participa do Cooperjovem e primeira vez que recebe a premiação. Durante 2016 ela trabalhou toda sexta-feira com leitura para todas as turmas, de 1º ao 5º ano. Para as turmas do 4º e 5º ano, ela lecionou a temática do meio ambiente através de vídeos, textos e atividades. O projeto também contou com o apoio da equipe de Assessoria do Cooperativismo que levou palestras sobre meio ambiente e diversos materiais.  Segundo a professora orientadora, ganhar o prêmio traz crescimento profissional. “Com motivação, dedicação, conseguimos né. É muito emocionante poder participar e receber esse reconhecimento”, afirmou.
 
Sobre o programa
O Cooperjovem é um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido em âmbito nacional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desde 2000. Atualmente são 22 cooperativas paranaenses que abraçam o Cooperjovem, fazendo com que a filosofia da cooperação seja ensinada e praticada em 328 escolas de 62 municípios, sendo vivenciada por 27.508 alunos e 1.458 professores.

Cada escola possui uma cooperativa parceira, que elege um coordenador local do programa, que tem o papel de dar suporte às atividades e projetos desenvolvidos. Além disso, recebem um material de suporte composto pelo guia do educador, gibis e material didático para os alunos nas atividades voltadas a aspectos econômicos, culturais, sociais, educacionais e ambientais.

O objetivo é tenha uma divulgação do trabalho desenvolvido e da marca da cooperativa na região com benefícios de formação de colaboradores qualificados na cooperativa. Os gestores do programa também tem a oportunidade de aprender a planejar atividades, construir planos de ações, organizar eventos e desenvolver projetos; 

Pelo Cooperjovem acontece uma real integração entre cooperativa e comunidade, docentes, educadores, educandos e alunos. Favorece uma formação de sujeitos conhecedores do Cooperativismo que desenvolvem uma  melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem.