Força e empoderamento feminino marcam Encontro da Mulher Cooperativista

Força e empoderamento feminino marcam Encontro da Mulher Cooperativista

“Nada é mais forte e admirável que uma mulher que sabe o que quer e não tem medo de ser quem é”.  O dia 4 de março iniciou de uma maneira super especial na Castrolanda. O tradicional Encontro da Mulher Cooperativista, realizado no Memorial da Imigração Holandesa, contou com a participação massiva das mulheres – Cooperadas, Esposas e Filhas de Cooperados.


Aproximadamente 200 mulheres lotaram o Memorial da Imigração Holandesa.

A 23ª Edição do Encontro, realizado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, teve palestra da autora Helda Elaine, apresentações do Grupo Sou Arte, homenagens e muito conhecimento compartilhado por quem tanto faz pelo desenvolvimento da família, no trabalho, na geração de renda, na cooperativa e no mundo.

A Abertura foi realizada pelo Presidente da Cooperativa, Willem Bouwman, que destacou a importância das mulheres e o papel de sucessão. Na sequência, uma homenagem ao Sr. Frans Borg pelo trabalho e dedicação enquanto esteve à frente da Cooperativa e pelo suporte dado a comissão na última década.


O Encontro da Mulher Cooperativista virou tradição e faz parte dos eventos oficial da Castrolanda. 

Fortalecendo pessoas e somando resultados

A autora do best seller 'O Ser Humano 10D, o futuro de quem faz alto a mais' e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioese), Helda Elaine foi responsável pelo andamento do evento durante a manhã. A palestrante fez questão de destacar o trabalho extraordinário das mulheres na construção de uma sociedade melhor.


Helda Elaine é conhecida como uma palestrante que fortalece pessoas.

 “Tudo na vida é cooperação. As mulheres fazem pontes muito bem, tem o DNA cooperativista em sua essência”, destaca Helda. Atualmente as mulheres representam aproximadamente 30% das lideranças no agronegócio e o trabalho das Cooperativas e das comissões, como a da Castrolanda, ajudam a perceber o papel e a contribuir para o desenvolvimento de toda a sociedade.  “Ficamos extremamente feliz como tudo ocorreu. Temos uma equipe pró-ativa e que após muitos meses de reuniões e trabalho conseguiu tirar do papel e transformar no belíssimo evento”, conta a Analista de Cooperativismo, Nicole Costa.

A Supervisora de Relacionamento com o Cooperado, Roselia Gomes destaca o empenho da comissão e as ações realizadas durante os últimos anos. “Nós somos privilegiadas de ter mulheres atuantes, engajadas e que participam ativamente nos negócios e dentro das famílias“, enfatiza Roselia, que ainda frisa a importância delas para a sucessão e o alinhamento da área com o Planejamento Estratégico da Cooperativa.  

Comissão das Mulheres

Após mais de uma década de formação, o grupo de Mulheres Cooperativistas da Castrolanda tem sua primeira comissão eleita. A votação ocorreu na Pré-Assembleia Feminina e sua oficialização se deu na 69ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), que ocorreu no dia 13 de fevereiro. “O nosso sonho era a aprovação do estatuto. São 11 anos de um trabalho contínuo, voluntário e de muita dedicação. E nesse período, mesmo com altos e baixos, nós conseguimos superar as adversidades e buscar crescimento e conquistas “, comenta Elsa Kugler, Vice-Presidente da Comissão das Mulheres Cooperativistas.

Já Camila Kugler, que assumiu como Secretária na atual gestão e participava ativamente com os jovens, revela o amadurecimento e ressalta o trabalho da comissão para aproximar a comunidade da Castrolanda. “Temos a missão de trazer as mulheres para dentro da Cooperativca. Para isso, estamos estudando as demandas e temos muito a realizar“.


Reconhecimento: mais de uma década de trabalho até a oficialização da 1ª Comissão da Mulher Cooperativista.

A atual Coordenadora, Debora Noordegraaf enfatiza o trabalho e a união de todas. “Somos uma equipe integrada e muito atuante. Ficamos extremamente felizes de motivar e influenciar. Quando há uma participação relevante em eventos como esse, nos incentiva para fazer ainda mais”. A nova comissão trabalha também na organização de novos eventos, cursos, palestras e visitas técnicas.
 

Edgar Ribas – Comunicação Castrolanda