Estão abertas as inscrições para o Clube de Bezerras

Estão abertas as inscrições para o Clube de Bezerras

Quando o assunto é o cuidado de bezerras, não importa se é criança. O foco é realizar práticas de manejo eficientes com muito cuidado e dedicação. Pelo menos esse é o propósito do Clube de Bezerras.

Com mais de 30 anos de existência, o “clubinho”, como é carinhosamente chamado já é uma tradição da Castrolanda. O programa tem o perfil de treinamento que busca fazer com que as crianças tomem gosto pela atividade leiteira. O coordenador do Clube de Bezerras, Junio Fabiano dos Santos, defende que o objetivo dessa iniciativa é preparar os futuros produtores de leite e colaboradores das propriedades. “É um processo que auxilia a criança a se envolverem mais com as atividades da fazenda, principalmente no cuidado das bezerras, na parte administrativa de controle como o ganho de peso, medicações e questões sanitárias”, exemplificou ele. O papel dos pais também foi ressaltado pelo coordenador como sendo extremamente importante. Uma vez que alguns deles também já fizeram parte do clubinho.

Para participar a bezerra deve nascer entre 1 de março a 30 de abril de 2017 e a criança deve ser a responsável pelo bezerro desde o nascimento, participando de todos os cuidados. Outro critério é que o participante precisa ter a idade de 9 a 14 anos, seja ele filho de cooperados, de funcionários e até mesmo quem não tenha gado. Nesse caso basta ter o apoio de um criador que disponibilize o animal.

Para o processo de avaliação do Clube de Bezerras a equipe avaliadora leva primeiramente em consideração a presença das crianças nas aulas que são realizadas três vezes durante o período de maio a agosto, mês em que finaliza o clube na Agroleite.  Além disso algumas tarefas são dadas para serem feitas em casa, como a de levantar todos os controles que servem como o diário de vida da bezerra. Essa parte também é avaliada com análises do ganho de peso e qualidade das informações. Em relação a essa tarefa a criança consegue fazer até 120 pontos. Os outros 60 pontos são contados na apresentação dos animais durante a feira. O coordenador ressalta que nesse momento, aquela criança das categorias novato ou veteranos, que tiver mais habilidade em conduzir o animal e que tenha maior interação com ele, consegue uma pontuação maior.

A novidade este ano é que todas as crianças do Clube poderão participar da Copa dos Apresentadores, com crianças das colônias Castrolanda, Carambeí e Arapoti. Participarão também das principais exposições: ExpoFrísia, Expoleite e Agroleite. A copa será um circuito na qual a criança apresentará uma bezerra com idade de 1º de dezembro de 2016 a 30 de abril de 2017. O que valerá é a nota de apresentação, julgado pelo juiz de cada exposição.

Para se inscrever, o responsável pela criança deve entrar em contato com o Setor de Controle Sanitário e Gestão, falar com Adrielle ou Aldoilson pelo telefones (42) 3234-8121/3234-8326 até o dia 10 de abril (segunda-feira).

Veja mais fotos da edição do ano passado: http://www.agroleitecastrolanda.com.br/2016/fotos-ver/clube-de-bezerras-271