Cooperativa inicia ciclo de construção do planejamento estratégico

Cooperativa inicia ciclo de construção do planejamento estratégico
????????????????????????????????????

Um novo horizonte para a Castrolanda começou a ser construído nesta quinta-feira, 20 de setembro. Cerca de 150 pessoas, entre cooperados e seus familiares, diretores e gestores da cooperativa, participaram do 1º Workshop do Planejamento Estratégico que aconteceu no Memorial da Imigração Holandesa.

O presidente da Castrolanda, Frans Borg, explica que essa reunião consiste na primeira, de três etapas, do processo de construção do planejamento estratégico para os anos de 2019 a 2024. Thomas Domhoff, CEO da cooperativa, comenta que a Consultoria Symnetics está auxiliando a construção do plano para os próximos cinco anos através da apresentação de perspectivas claras para a tomada de decisões junto aos cooperados, participantes ativos do processo. “É um processo, não só o de montar o plano estratégico, mas vai continuar sendo processo porque é um planejamento para cinco anos e vamos precisar acompanhar isso”, diz Domhoff.

Três etapas- Seung Lee, Diretor da Symnetics, esclarece que o objetivo do 1º workshop, que integra a etapa de diagnóstico e exploração, foi discutir de forma sistêmica a Castrolanda como um todo com base na análise financeira e estudos setoriais, um estudo macro de toda a organização. “Nosso plano de trabalho, nosso planejamento estratégico tem como objetivo principal garantir a sustentabilidade e dar estabilidade para o futuro da Castrolanda”, relata Lee. Na segunda e terceira etapas, os negócios serão avaliados de forma mais detalhada, partindo de uma visão média e micro da cooperativa.

Workshop- O dia foi de muitas atividades. Além das apresentações de Seung Lee a respeito do diagnóstico que a Symnetics construiu nos últimos meses, também foi realizado painel de discussões com Hilton Siqueira Leonetti e Luiz Fernando de Aguiar, da empresa Duas Rodas, pioneira na extração de óleos essenciais no Brasil. Os presentes também assistiram apresentação de Leonardo Buzzini sobre o "Papel Corporativo da Castrolanda" e participaram de vários diálogos em grupos sob orientação de Luís Cláudio Pinho, os dois consultores da Symnetics.

Horizonte- Horizonte foi o nome escolhido para representar o projeto de construção do Planejamento Estratégico. Segundo a área de Estratégia e Processos, o nome Horizonte traz uma série de elementos positivos com o intuito de engajar os diversos stakeholders. Quando falamos de Horizonte, pensamos no futuro desejável da organização, uma perspectiva clara e ampla sobre o futuro que queremos, bem como olhar para frente. Para alcançar o Horizonte, há um caminho de transformação a ser seguido, um caminho que deixará um legado ainda mais forte para a Castrolanda.

Planejamento- O planejamento partirá de reflexões sobre questões internas, mas também sobre aspectos e tendências do mercado em que a cooperativa atua. Os próximos encontros acontecem em outubro e novembro.