Castrolanda sedia Congresso Internacional do Jersey

Castrolanda sedia Congresso Internacional do Jersey
????????????????????????????????????

Criadores de gado Jersey de vários estados brasileiros estão reunidos desde a manhã de hoje, 15 de março, no Memorial da Imigração Holandesa para a realização do primeiro Congresso Internacional do Jersey, evento promovido pela Associação Brasileira dos Criadores.

O presidente da Associação Brasileira, Marcelo de Paula Xavier, relata que o congresso é um sonho antigo e que começou a tomar forma no ano passado em visita na Associação Americana do Jersey. “É um sonho antigo que está se tornando realidade e para nós é muito gratificante”, diz. Xavier conta que durante a viagem ao EUA a equipe brasileira trocou ideias e experiências e pode saber um pouco mais sobre os segredos para a raça estar crescendo tanto, e o que os americanos tem feito para fazer a raça Jersey mudar de patamar, temas abordados nas palestra do congresso.

Nelci Mainardes, presidente da Associação Paranaense de Criadores da Raça Jersey e cooperado da Castrolanda, lembra que o evento faz parte da programação da semana internacional do Jersey que iniciou no domingo, 11/03, em Santa Catarina, com o curso de reciclagem e formação de novos jurados, e encerra, também no domingo, dia 18, com a realização de curso de reciclagem e formação de novos classificadores.

“Esse evento estava programado para acontecer todo em Santa Catarina, mas em função da nossa parceria com a Castrolanda, e a questão da ExpoJovem, foi trazida a parte do congresso e de classificação para Castro aproveitando o julgamento dessa exposição. Além disso, aqui temos os maiores rebanhos de Jersey para fazer o treinamento dos classificadores”, pontua Mainardes.

O prefeito municipal de Castro, Moacyr Elias Fadel, que participou da abertura oficial, revela que o congresso é muito importante, ainda mais no momento difícil que vive o país em que o agro da total sustentação a economia brasileira.  “Nada como um evento como esse para trocar ideias e aprimorar a nossa produção, pois o mercado está cada vez mais exigente, e temos que produzir mais com menor custo”, declara o prefeito.

Durante a manhã, conversou com os participantes a Doutora Cherie Bayer, Diretora de Desenvolvimento da US Jersey sobre a criação e o desenvolvimento da raça nos Estados Unidos. Depois, o Consultor Internacional de Nutrição de Bovinos, James Huffard III, a respeito dos sistemas de alimentação da vaca Jersey. Após o almoço, o Professor Doutor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Victor Pedrosa, sobre a Genômica Aplicada no Melhoramento Genético. E a Doutora Morgan Kliebenstien, Especialista em Desenvolvimento de Genética Leiteira da Universidade de Visconsin, palestra sobre os critérios para a Seleção de Touros dentro dos sistemas de produção. A última atividade do Congresso Internacional do Jersey é um Mini Curso de Nutrição, ministrado pelo consultor James Huffard III.

O Brasil conta hoje com aproximadamente 1.500 criadores de Jersey e um rebanho de 170 mil animais, espalhados pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.