Castrolanda inicia formação com professores

Castrolanda inicia formação com professores

Na última sexta-feira, 16, ocorreu uma palestra destinada aos professores do Programa Cooperjovem e convidados. O evento foi conduzido pelo Professor e Mestre em Educação, Marcos Meier, que abordou o tema ‘Saúde Socioemocional de educadores e alunos – como minimizar as novas condições de comportamento na escola’.

Por conta da pandemia o evento foi virtual e foram mais de 600 participantes on-line. O responsável pela condução do Cooperjovem na Castrolanda, o Assistente de Cooperativismo, Jhonatan Bonfim comenta sobre a construção da atividade. “O tema de 2021 foi definido em reuniões com as Secretarias de Educação de Castro e Piraí do Sul. Um olhar voltado para a educação, fortalece estas parcerias tão importante para nós, também evidenciamos na prática alguns dos princípios do cooperativismo”.  

“A pandemia está desafiando a sociedade quanto a criatividade, para que possamos superar momentos difíceis enfrentados em relação a saúde física e emocional. Acreditamos que o evento contribuiu com os educadores em seu cotidiano. Agradecemos a parceria com Sescoop, Secretarias de Educação e o Mestre Marcos Meier pelo sucesso atingido no evento”, declara a Supervisora de Relacionamento com o Cooperado, Roselia Gomes.

O Presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, esteve presente no evento e expressou a importância deste trabalho. “É um grande prazer fazermos parte deste projeto, o desenvolvimento social da nossa comunidade é um valor primordial para a Cooperativa. Sem dúvidas, a parceria com as Secretarias de Educação de cada município é fundamental para continuarmos”, afirmou Willem.

Para este ano, estão planejados encontros com os professores que conduzem o Cooperjovem, com temas sobre a nova realidade enfrentada por professores e alunos, além do relacionamento entre escola e família. Jhonatan fala que o programa vem crescendo e atualmente abrange 28 escolas. “O objetivo é expandir o Cooperjovem para outras cidades de atuação da Castrolanda. Itaberá, em São Paulo, será nosso primeiro foco, sempre priorizando a qualidade e excelência do programa”.

Além destes encontros está previsto para o segundo semestre deste ano o lançamento da nova metodologia que servirá como base de condução dos trabalhos. Fabianne Ratzke, Coordenadora do Programa Cooperjovem no Estado do Paraná representou o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e contribuiu com a mediação no encontro. “O papel do professor é fundamental para o aprendizado, a formação continuada é um modo de valorizar este profissional, que faz toda a diferença em nossas vidas”, afirma. 

Kethlyn Lemes – Comunicação Castrolanda