Atlas Ambiental: Professores de Castro recebem formação para sustentabilidade

Atlas Ambiental: Professores de Castro recebem formação para sustentabilidade

Projeto Educacional Atlas Ambiental Mata Viva® é uma iniciativa da Cooperativa Castrolanda, BASF e Fundação Espaço ECO®  
 
Castro (PR), 10 de Abril de 2015 – Nestas quinta e sexta-feira (09 e 10/04), 36 docentes da rede pública e privada de Castro (PR) participaram de 16h de formação continuada durante o 3º Módulo de Formação de Professores do Atlas Ambiental Mata Viva® de Castro. Os encontros fazem parte do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva® promovido pela BASF e Fundação Espaço ECO®.
 
A iniciativa prevê beneficiar sete mil alunos de 25 escolas públicas e 100 alunos de uma escola particular na região de Castro-PR, promovendo uma atualização dos professores envolvidos no projeto, ampliando o aprendizado sobre as características socioambientais da região e apresentando uma nova perspectiva das ações locais e seu impacto global.
 
“Queremos mostrar aos professores como a sustentabilidade está tão presente em nosso cotidiano que torna natural a sua relação com a vida de todos na cidade. Durante as capacitações, os educadores poderão identificar oportunidades de aplicar esses conceitos em sala de aula”, afirma Sara Juarez, gerente de Programas Educativos da Fundação Espaço ECO®.
 
O Projeto Educacional Atlas Ambiental Mata Viva® de Castro (PR) é um material didático exclusivo que faz parte do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva®. Desenvolvido especial­mente para esta região, o Atlas é composto por ima­gens de satélite, fotos, textos e gráficos que retratam questões ligadas à história, geografia, economia e temas socioambientais de Castro, do Paraná e do Brasil.
 
Para o diretor presidente da Castrolanda, Frans Borg, o Projeto Educacional Atlas Ambiental Mata Viva® é mais uma ferramenta de aprendizado à disposição dos alunos e professores. “Essa parceria vai muito além de um material didático, estamos comprovando como a sustentabilidade está inserida no cotidiano de todos e mostrando isso de forma prática, fácil e didática”.
 
Baseado nos materiais que os professores utilizam em sala de aula, a formação aborda conceitos teóricos, como o da leitura de diferentes linguagens e produção de Sequências Didáticas. Também há diversas atividades práticas com exercícios de campo; estudo do lugar por meio de croquis e mapas; e diversas técnicas como World Café e Dinâmica da Teia Socioambiental.
 
O Prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, destaca o benefício dessa ação para o futuro da cidade. “Com essa capacitação os professores conseguirão lecionar a sustentabilidade como legítimos conhecedores do tema. Assim, nossas crianças saberão da importância da ação de cada indivíduo e seu impacto para o planeta”.
 
O Projeto Educacional Atlas Ambiental Mata Viva® integra a vertente educacional do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva®, que conta ainda com os projetos Teatro Mata Viva® e o Núcleo de Educação Socioambiental Mata Viva®. A iniciativa existe em outras seis cidades: Bebedouro (SP), Campo Mourão (PR), Guaíra (SP), Guarapuava (PR), Guaratinguetá (SP) e Palotina (PR) e já beneficiou mais de 99 mil estudantes, mais de  1.700 professores de 463 entidades entre escolas e instituições.
 
“O programa Mata Viva é uma iniciativa construida de forma conjunta, onde a efetiva participação dos agentes locais, como a Castrolanda e a Prefeitura Municial foram fundamentais para o sucesso desta ação. E Fazemos questão de estar aqui mais uma vez em Castro para colaborar com o desenvolvimento sustentável desta importante região agrícola do Paraná, contribuindo assim com a ampliação do conhecimento sobre o tema na comunidade escolar da região”, afirma Redson Vieira, gerente de Comunicação, Stewardship e Sustentabilidade da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.
 
Sobre a Castrolanda
Nos últimos anos a Castrolanda tem se dedicado à expansão dos negócios, parte desta prática como estratégia, e por consequência conquista cada vez mais espaço entre as maiores e melhores Cooperativas do Brasil. 

O que impulsiona essa força é a garantia do que vem do campo. O perfil dos cooperados garante vantagens competitivas: administração familiar, médios e grandes empreendimentos administrados em sua maioria por uma estrutura profissionalizada. As tecnologias de ponta fazem parte do dia a dia em todos os processos produtivos. Também o investimento constante em pesquisas, a vocação agropecuária e a diversificação planejada permitem o aproveitamento da capacidade produtiva nas propriedades. 

Acumula experiência no mercado de varejo e a cada ano amplia a sua linha de produtos: leite, batata, carnes, rações e sementes. Produtos de marca própria e também de terceiros, os quais contribuem para o desenvolvimento e consequente aumento da representatividade no mercado. 

Além da Matriz em Castro/PR, está presente em quase 20 cidades e as operações ganham impulso através da intercooperação – um modelo de negócios aplicado pelas cooperativas Castrolanda, Batavo e Capal que garante alianças estratégicas em investimentos e oferece ao cooperado uma alternativa rentável e estruturada no mercado. 

Ao promover um dos princípios do cooperativismo, operando juntas as cooperativas ganham escala de produção e força nos mercados regional, nacional e internacional. A intercooperação já permitiu às cooperativas ABC colocarem em produção plantas industriais do Moinho de Trigo Herança Holandesa, Unidades de Beneficiamento de Leite e a Unidade Industrial de Carnes. 

Como empresa busca desenvolver-se de maneira contínua, procurando aplicar modernas práticas de gestão e manter as vantagens competitivas para as oportunidades que se abrem a cada dia no mercado. Uma destas práticas é a adoção do Sistema de Gestão Integrado (SGI), de Meio Ambiente, Qualidade e Segurança, o qual promove a redução de custos, melhoria do seu processo, ganho de produtividade, produção mais segura, otimização de recursos, material humano e a maior percepção de segurança pelo cliente. 

Em todas as áreas de negócios o compromisso é o mesmo: coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados estando presente em todos os elos das cadeias produtivas. 

O crescimento tem sido contínuo e responsável. A Cooperativa cresce horizontalmente e verticalmente ciente de suas responsabilidades sociais e ambientais. Um dos grandes desafios é de capturar as oportunidades e atrair parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento da Castrolanda, cooperativa dedicada aodesenvolvimento do agronegócio. 
 
Sobre a Fundação Espaço ECO®
Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – We create chemistry – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br e em www.facebook.com/fundacaoespacoeco
 
Sobre a BASF                                                                                                                                                    
Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

– As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, € 4.2 bilhões em 2013 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall – empresa situada na Argentina, voltada a produção de petróleo e gás).                                                                    

Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6 mil colaboradores em 31 de dezembro de 2013.