CD de Piraí conquista recomendação ISO

CD de Piraí conquista recomendação ISO

A área de negócios agrícola conquistou na última sexta-feira, 09 de março, a recomendação para certificar mais uma unidade na ISO 9001:2015. O Centro de Distribuição de Agroquímicos passou por auditoria e foi recomendado pelo auditor da British Standards Institution, Durval Caetano Ameixeiro Filho. O CD está instalado no parque operacional de Piraí do Sul e é a última unidade dentro do parque a solicitar a certificação, pois a fábrica de rações já é certificada, e a recepção e secagem de cereais também foi recentemente recomendada. 

Durante reunião final da auditoria, a assistente administrativa, Sabrina Valenga Gomes, ressaltou que a equipe dedica-se há três anos ao processo de certificação. A colaboradora relata que muitas vezes cobrou e questionou a equipe, mas sabia que aquele era o seu papel. “Agora tenho um sentimento de missão cumprida dentro de mim. Se eu tinha algo para cumprir dentro da Castrolanda era isso. Fiquei muito feliz com o resultado, com o empenho das pessoas e agradeço a equipe do CD que sempre me apoiou”, enfatiza.
 
Coordenadora do Fornecimento de Defensivos e responsável pela unidade auditada, Ândrea Kubaski, agradeceu sua equipe, especialmente a Sabrina por abraçar a causa e levar o projeto para frente, as áreas de apoio, e também a cooperativa pela oportunidade.  Ândrea ressalta que no começo, quando surgiu o projeto de certificação e ISO, ninguém conhecia muito sobre isso, mas, aos poucos, foi possível perceber que muitas coisas já eram feitas e que os procedimentos facilitam o trabalho, ajudam a visualizar riscos e a atuar preventivamente.  

Para encerrar, o gerente de negócios agrícola, Márcio Copacheski, falou sobre a importância da certificação para a criação de uma cultura de resolução dos problemas e de respeito a requisitos, procedimentos, clientes e fornecedores. “É algo que entra na nossa vida e não sai mais, pois estamos indo pelo caminho do bem, caminho legal. Não podemos deixar de lembrar das dificuldades que passamos,  como éramos antes, o que progredimos, e tudo o que está por vir”,  frisa o gerente.
 
Sobre a ISO- A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. Mais de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Neste grupo está a ISO 9001, normas sobre gestão que podem ser aplicadas a empresas, produtos e serviços, contribuindo para a revolução de seus sistemas de gestão da qualidade, auxiliando empresas a aumentar sua eficiência e a satisfação do cliente. A ISO 9001 foi lançada em 1987, e passou por atualizações nos anos de 1994, 2000, 2005, 2008 e a última em 2015.