Lançamento do ano: Cooperativas apresentam Alegra Foods

Lançamento do ano: Cooperativas apresentam Alegra Foods

Evento realizado no Memorial da Imigração Holandesa na Castrolanda reuniu supermercadistas do Paraná.
 
O moinho na Castrolanda foi palco do lançamento da Alegra Foods, marca própria dos produtos da Unidade Industrial de Carnes que está sendo construída em Castro. O investimento é das Cooperativas Castrolanda, Batavo e Capal e deve ser inaugurado no próximo ano.

Com o lançamento da marca ontem (08/12) para supermercadistas do Estado do Paraná a Unidade Industrial de Carnes dá o primeiro passo em relação ao varejo. Para a Castrolanda, Batavo e Capal a retomada da produção marca a história de cooperativas que viveram a experiência da indústria há anos, quando juntas operavam na Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda (CCLPL). “Foi uma satisfação muito grande para todos nós pela disponibilidade e participação dos proprietários, diretores, gerentes e compradores dos supermercados do Paraná que estiveram conosco neste importante passo das Cooperativas”, disse o superintendente da Unidade Ivonei Durigon.

VISITA TÉCNICA – Na manhã de hoje (09/12) os supermercadistas visitaram a Unidade Industrial de Carnes para ver de perto a estrutura e as tecnologias que serão utilizadas na industrialização dos produtos. “Achamos importante aproveitar a oportunidade para trazê-los para a indústria para eles verem o tamanho do investimento, os equipamentos que vamos utilizar e a capacidade de atendê-los e também ouvir deles as demandas e as necessidades dos consumidores, além de apresentar também a nossa preocupação com o meio ambiente em todas as etapas da produção”, disse Durigon.

INDÚSTRIA – A indústria concentra as últimas tecnologias deste mercado. Os testes de produção devem ser iniciados no início do ano para então dar sequência a produção. Segundo Durigon tão logo a indústria entre em operação terão início as campanhas de venda e disponibilidade dos produtos para os consumidores.
 
MÃO-DE-OBRA – No início das operações serão abatidos cerca de 300 suínos/hora, ou 50.000 suínos/mês, ou 600.000 suínos/ano. A Unidade deverá absorver o trabalho de 600 funcionários diretos.
 
INVESTIMENTO – O investimento de mais de R$ 200 milhões deve elevar significativamente o movimento econômico do Município de Castro e região dos Campos Gerais. Na Unidade serão industrializados produtos como: carcaças, cortes e embutidos: presunto, bacon, salame, defumados, linguiças, temperados/marinados e outros produtos.

ALEGRA – Alegra sugere alegria, felicidade, contentamento e o significado desse nome deve se prestar a associações positivas, no sentido de bem estar e sabor. Nome de fixação fácil, que soa bem ao ouvido, cuja repetição da vogal “a” no início e fim do vocábulo segue a técnica empregada por outras grandes marcas do mercado, com sonoridade suave, não agressiva, e que “pega” fácil no ouvido das pessoas.
 
EXPANSÃO – O Planejamento prevê até 2025 (dependendo do mercado/disponibilidade de matéria prima /desejo dos produtores e investidores) vencer o desafio de 2.300 iniciais para 4.600/dia. A médio e longo prazo o grande objetivo é chegar a 9.000 suínos/dia, enquanto a maior planta do Brasil trabalha atualmente com 6.000 suínos/dia. Todas as áreas/setores da Indústria foram projetadas prevendo possibilidade de expansão futura.

INTERCOOPERAÇÃO – Fruto do modelo de negócios aplicado pelas cooperativas Castrolanda, Batavo e Capal, a intercooperação que deu origem à Unidade de Carnes, garante alianças estratégicas em investimentos que oferecem ao cooperado uma alternativa rentável e estruturada no mercado.  “Além de promover um dos princípios do cooperativismo, operando juntas as cooperativas ganham escala de produção e força nos mercados regional, nacional e internacional”, disse Durigon.
A intercooperação já permitiu às cooperativas ABC colocarem  em produção plantas industriais do Moinho de Trigo Herança Holandesa, Unidades de Beneficiamento de Leite, e agora a Unidade Industrial de Carnes, em fase de conclusão.
 
Conheça mais sobre as cooperativas em:
www.castrolanda.coop.br
www.batavo.coop.br
www.capal.coop.br