A UBL Castro conquistou recentemente a certificação na norma internacional FSSC 22000. O processo iniciou há cerca de dois anos e ganhou velocidade em agosto de 2016, um trabalho com foco na segurança e na gestão da segurança de alimentos.
Paulo Mauricio Bernardini, Gerente de Qualidade da unidade, explica que a certificação tem validade de três anos, e anualmente são realizadas auditorias de manutenção, a primeira já agendada para novembro de 2018. “Nosso trabalho interno a partir de agora não muda, o processo implantado tem que perpetuar e melhorar gradativamente”, pontua.
O gerente esclarece que a principal mudança não foi física, mas sim na maneira dos colaboradores tratarem seus processos, pois o foco é gestão e qualquer ponto que fuja aos padrões deve ser investigado. “Qualquer processo novo de gestão, ou de fabricação, sempre tem um período de aculturamento. A certificação exige que você trate cada processo, relacionado à segurança de alimentos, e cada anomalia que aconteça de forma diferente, e essa mudança leva tempo até as pessoas se habituarem”, cita.
A conquista dessa certificação é, sem dúvidas, um diferencial para a usina. Bernardini menciona que a norma é regulada por um organismo internacional, sem fins lucrativos, vale para o mundo inteiro, e algo que poucos laticínios no Brasil possuem. Ele pontua que com a certificação a usina atende requisitos de clientes para os quais presta serviço e também de outros possíveis contratantes, além de atender a diversos requisitos legais. “Esse diferencial abre as portas para novos negócios e novos clientes, o que gera, consequentemente, mais volume de produção. Qualquer cliente que venha aqui sabe que temos um processo implementado e seguro que é de conhecimento mundial. Isso é um plus para a cooperativa, para o grupo todo aqui em Castro”, considera.
Atualmente a fábrica produz mais de 100 produtos diferentes que se encaixam em seis famílias dentro da unidade: famílias de leite, bebidas lácteas, bebidas vegetais, bebidas enterais, creme de leite e de produtos a granel. O gerente esclarece que era possível certificar apenas uma família, mas como os clientes são de diversos segmentos a direção optou por certificar tudo.
Essa certificação vale apenas para a planta de Castro. Segundo Bernardini, o objetivo é conquistar a certificação da UBL Itapetininga até julho de 2019, e a UBL Ponta Grossa, até dezembro de 2020.