Show Tecnológico inova com Circuito do Leite

Show Tecnológico inova com Circuito do Leite

Há 21 edições, o Show Tecnológico de Verão da Fundação ABC difunde as tecnologias disponíveis para o campo. Assim como nas edições anteriores, o evento de 2018, realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, trouxe para o Campo Demonstrativo e Experimental de Ponta Grossa um número expressivo de visitantes entre agricultores, pecuaristas, agrônomos, veterinários e estudantes de toda a região dos Campos Gerais.

No show foi possível conferir os resultados das pesquisas realizadas pela Fundação ABC, participar de palestras nas tendas temáticas e conhecer os lançamentos das empresas do agronegócio. Entretanto, a grande novidade desta edição foi a realização do Circuito do Leite. O gerente técnico de pesquisa da Fundação ABC, Luis Henrique Penchowski, conta que o intuito do circuito é abordar aspectos de manejo para quem produz forragens para produção de leite. Através desta iniciativa a Fundação buscou trazer os pecuaristas para o evento, produtores que até então não visitavam o show.

O gerente relata que a ideia foi bem recebida pelas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, e o circuito tem tudo para crescer dentro do show tecnológico. Penchowski comenta que a atividade complementa-se ao dia de campo realizado pela Fundação ABC durante o Agroleite. “O Agroleite acontece num momento em que estamos falando de forragens de inverno e não tínhamos um momento para falar das forragens de verão. Esse evento complementa muito o que fazemos no Agroleite, porque são momentos distintos, falando de culturas de forragens diferentes”, explica.

O cooperado Paulo Trentin aprovou a iniciativa do circuito e espera que continue e cresça nos próximos anos. Trentin menciona que esta é uma reivindicação dos produtores de leite há alguns anos, porque o show tecnológico sempre foi muito voltado para a agricultura. Paulo espera que a fundação invista mais em pesquisas na área do leite, setor importante dentro das cooperativas que formam o grupo ABC, para validar os produtos que estão no mercado e os produtores não ficarem reféns das empresas do segmento e suas próprias análises.

As estudantes de medicina veterinária, Vanessa Valentim e Fernanda Kowalski, foram ao evento como atividade da disciplina de forragicultura. Elas e outros 20 alunos visitaram o circuito do leite com o professor para conhecer as inovações na área de forragens. “Estamos estudando sobre pasto para grandes ruminantes, e viemos ver isso na prática, adquirir conhecimento”, expõe Vanessa.

Além do circuito do leite, outra novidade do evento de 2018, foram as palestras sobre economia rural. A fundação reativou o setor de economia rural e durante o show foram realizadas apresentações a respeito da evolução dos custos de produção seja na agricultura ou na pecuária e a intensificação dos sistemas de produção para que as propriedades sejam mais eficientes financeiramente.

Sementes Castrolanda no Show Tecnológico-
Durante o Show Tecnológico técnicos da equipe de Sementes Castrolanda estavam a disposição dos produtores no stand do Centro Cooperativo da Frísia, Castrolanda e Capal para tirar dúvidas e debater sobre assuntos da agricultura. O Representante Técnico de Vendas, Jackson Pereira, revela que o foco principal da participação da Sementes Castrolanda no evento é apresentar a marca ao público, como é seu processo, o que produz e a qualidade de todas as linhas, em especial da Linha Premier, que garante sementes de qualidade fisiológica superior às normalmente entregue pelo mercado.