Rede Feminina de Combate ao Câncer inaugura Sede em Castro

Rede Feminina de Combate ao Câncer inaugura Sede em Castro

A ação de apoio para a sede da entidade filantrópica teve participação de cinco mulheres do Programa de Desenvolvimento de Líderes Feminino da Castrolanda.

A noite da terça-feira (05/05) marcou a inauguração da Sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Castro. A ação de apoio à entidade filantrópica teve participação de cinco mulheres do Programa de Desenvolvimento de Líderes Feminino (PDL) da Castrolanda, num Projeto que contemplou a estruturação desta sede localizada na Rua Rui Barbosa, 116, na Vila Rio Branco.
 
PROJETO – O Projeto de Estruturação da Sede da Rede é uma realização de Ana Lucia Litzinger Gomes, Maria Isabel Fiorillo, Esther Trentin, Anna Maria Noordegraaf e Selma Priotto.
 
INICIATIVA – A iniciativa também teve participação de voluntários da Comunidade e de toda a equipe da Rede de Castro.  O objetivo de estruturar a Sede é de proporcionar o desenvolvimento de novas atividades entre apoio psicológico, pedagógico, trabalhos manuais, bazar, entre outros serviços.  “A Sede além de ser um ponto de apoio para as pessoas também vai permitir que as doações e materiais da Rede possam ser centralizadas num mesmo local, que até então por não ter Sede ficavam de responsabilidade das voluntárias”, disse Ana Lucia Litzinger Gomes, coordenadora do Projeto.
 
INAUGURAÇÃO – Na solenidade de inauguração a Presidente Silvia Regina Bueno Napoli relatou a história da Rede e valorizou a participação da ex-presidente Ilze Madureira, como pessoa que deixou um grande legado e não mediu esforços para contribuir com o desenvolvimento da entidade. A Sede leva o nome Rede Feminina de Combate ao Câncer Ilze Madureira.  Para as participantes da Castrolanda Silvia agradeceu a parceira, o empenho e mencionou em seu discurso estas participantes como “Equipe de Ouro” para esse Projeto com a Rede. 
 
AUTORIDADES – O Prefeito Reinaldo Cardoso participou da solenidade de inauguração que também teve a presença de alguns Secretários da Prefeitura.
 
HISTÓRICO – A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Castro foi fundada em 1973 e desde então trabalha no atendimento de pessoas carentes e portadoras da doença. Atualmente a Rede atende cerca de 170 pessoas entre crianças, homens e mulheres. Destes 170, a Rede auxilia 60 doentes com remédios e cerca de 20 com cestas de alimentação. Além do auxílio com remédios, alimentação a Rede promove reuniões de integração com os doentes.
 
COMUNIDADE – Para que a Rede em Castro possa realizar todas essas atividades, conta com o apoio da sociedade castrense, seja atuando na Rede como sócio e/ou como voluntário nas ações promovidas por ela, seja participando de eventos doando nas campanhas, recursos financeiros para que a Rede possa arcar com os compromissos assumidos com os doentes de câncer da nossa cidade.  “Eu não conhecia os trabalhos da Rede, participávamos com o apoio, pagamento de anuidade e percebi que muitas de nós desconhecíamos toda a estrutura e apoio que a Rede presta para estas pessoas. É muito importante o envolvimento da comunidade nas ações promovidas pelas voluntárias ao longo do ano, seja com a contribuição ou mesmo com trabalhos na Sede. Assim será possível se estruturar cada vez mais e continuar esse trabalho que vai refletir em prol de quem precisa”, disse Esther Trentin.
 
PDL – O Programa de Desenvolvimento de Líderes Feminino da Castrolanda envolve cerca de 50  mulheres e faz parte da atuação e fortalecimento da liderança de mulheres na  Castrolanda através do Programa Mulher Cooperativista.  A partir deste Programa as mulheres desenvolvem atividades dentro de um planejamento estratégico em diversas ações. Durante o PDL as mulheres percebem a necessidade de autoconhecimento, desenvolvem técnicas, vivenciam momentos de superação e elaboram projetos que envolvem a comunidade.