Programa Crescer e Cooperar realiza constituição de novas cooperativas escolares

Programa Crescer e Cooperar realiza constituição de novas cooperativas escolares

O programa Crescer e Cooperar constituiu duas novas Cooperativas Escolares nos meses de novembro e dezembro – a COOPEMET, na Escola Municipal de Estação do Tronco e a COOEFAP no Colégio Fabiana Pimentel, no Distrito do Socavão. 

O Crescer e Cooperar trabalha os princípios do cooperativismo nas escolas de ensino fundamental I, II e ensino médio nas regiões de atuação da Castrolanda. As atividades são realizadas em período de contraturno, com a condução de um professor orientador, e precisam atender aos princípios do cooperativismo, iniciando pela livre adesão, ou seja, o programa é para aquele aluno que realmente quer participar. 

Até o momento o programa tem 4 cooperativas constituídas. “Em 2018 tivemos a constituição da primeira cooperativa escolar do ramo Agro, a CoopEECC. Atualmente o programa atende diversas instituições: municipal, estadual e privada, tendo ao todo aproximadamente 300 alunos associados”, conta o Analista de Cooperativismo da Castrolanda, Jhonatan Bonfim. 

Willem Berend Bouwman, presidente da Castrolanda, destaca a importância de difundir o modelo e o conceito do cooperativismo. “É essencial motivar e fomentar o espírito cooperativista nas gerações mais novas para que aprendam e vivenciem no dia a dia.  Nós como cooperativa e cooperados precisamos transmitir essa ideia de união e de trabalho em conjunto, mostrando que juntos somos mais fortes e conseguimos vencer os desafios”.

O processo de expansão do Programa Crescer e Cooperar continua em 2023. “O programa segue a linha dos anos anteriores, incentivando a cultura cooperativista nas escolas, aproximando as crianças da Castrolanda (Cooperativa fomentadora) com cursos e visitas técnicas, ajudar as cooperativas constituídas a engajarem e aumentarem a participação de seus associados nas atividades. Além disso, queremos melhorar cada vez mais a base do cooperativismo com nossos alunos, por isso iremos fazer o lançamento do material metodológico do cooperado. E como sempre, de portas abertas a instituições que queiram participar do programa” destaca a Supervisora de Cooperativismo, Ananda Chuproski.