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02 Fev 2018 | 17h03

Unidade de Grãos de Piraí a um passo de certificação ISO

 
A unidade de recepção e secagem de grãos de Piraí do Sul está a um passo da certificação na ISO 9001:2015. Após 4 dias de acompanhamento e verificações, o auditor da British Standards Institution, Durval Caetano Ameixeiro Filho, recomenda a unidade para receber o certificado.

Na reunião de fechamento da auditoria, realizada nesta quinta-feira, 01 de fevereiro, o auditor relatou sobre os pontos avaliados no processo. Durval Filho analisou áreas de apoio da unidade como sistema de gestão integrado, recepção e beneficiamento de secagem, armazenamento e expedição, tecnologia da informação e gestão de pessoas, e também o sistema operacional. Para que a certificação se concretize a unidade deve enviar um plano de ação solicitado pelo auditor. Com esse plano de ação, a recomendação é enviada para revisão técnica que certificará a unidade oficialmente.

Durante o encontro, o gerente de negócios agrícola, Márcio Copacheski, citou que a certificação faz parte de um processo que iniciou a vários anos atrás em busca de um salto de gestão e qualidade nas diferentes unidades.  Copacheski menciona que o próximo passo é certificar o centro de distribuição de agroquímicos, para que o parque operacional de Piraí do Sul esteja certificado em sua totalidade, visto que a fábrica de rações já possui certificação.

“Desconheço uma empresa ou até mesmo uma cooperativa, que tenha dentro de um parque operacional todas as diferentes unidades certificadas, principalmente unidades que são de diferentes gerências e de diferentes áreas de negócios”, enfatiza. O gerente acredita que a certificação é um diferencial competitivo da Castrolanda, visto que a área de grãos pode garantir produtos de qualidade para a fábrica de rações, que é seu cliente interno, e a fábrica, por sua vez, cumpre os requisitos de seu cliente, pois há rastreabilidade desde o início até o fim do processo.

O gestor da unidade, Diego Cruz, expressou sua satisfação com a iminente certificação e ressaltou que esse é apenas o começo. “Agora vem a responsabilidade de manter um certificado. Continuamos com nossos processos, objetivos e treinamentos e temos que avançar para dar o exemplo às outras recepções e secagens em se tratando de sistema de gestão”, frisa. Cruz parabenizou toda a equipe e principalmente, o colaborador Luiz Mauro, que iniciou e incentivou a certificação.

Luiz Mauro, que é assistente administrativo, agradeceu todos os que participaram do processo tanto da área de apoio quanto operacional. “As áreas de apoio estão mais acostumadas com auditoria, mas para nós do processo foi algo diferente. No começo foi muito difícil até acostumar o pessoal, mudar a cultura, mas está ai o resultado do trabalho e esforço de todos. Vale a pena acreditar que os resultados virão”, afirmou.

O analista de SGI, Everton Cruz, explica que a unidade passou um ano adequando seus processos e controles para atender os requisitos exigidos na norma ISO 9001:2015. Após a certificação são feitas verificações anuais. A próxima reunião de manutenção está marcada para dezembro de 2018.
 
Sobre a ISO- A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. Mais de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Neste grupo está a ISO 9001, normas sobre gestão que podem ser aplicadas a empresas, produtos e serviços, contribuindo para a revolução de seus sistemas de gestão da qualidade, auxiliando empresas a aumentar sua eficiência e a satisfação do cliente. A ISO 9001 foi lançada em 1987, e passou por atualizações nos anos de 1994, 2000, 2005, 2008 e a última em 2015.
 

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