Notícias

29 Ago 2018 | 08h12

OCB lança programa para incentivar voto consciente

Em outubro o Brasil passará por eleição. Nas urnas, os brasileiros escolherão seus representantes para os próximos quatro anos. É um momento importante para o país e a Organização das Cooperativas Brasileiras- OCB desenvolveu o Programa de Educação Política das Cooperativas Brasileiras com o intuito de incentivar o voto consciente.

No Paraná, o programa está sendo implantado pela Ocepar visando ampliar o número de parlamentares da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). A ideia é estabelecer o canal de comunicação parana.coop+10, via whatsapp, e, através dele enviar  as informações que partem da OCB e Ocepar, sobre o perfil dos candidatos e sobre o processo eleitoral.

Para comunicar os cooperados e colaboradores sobre o programa, a Castrolanda realizou na manhã desta terça-feira, 28 de agosto, encontro no Memorial da Imigração Holandesa. Na abertura da reunião, o presidente Frans Borg falou sobre a importância do sistema cooperativista ser mais proativo no processo de educação política. Borg considera que as cooperativas podem atuar como facilitadores, preparando as pessoas para votar de forma consciente.

O diretor, Paulo Roberto Trentin, indicado pelo Conselho de Administração para articular o desenvolvimento do programa na cooperativa, comenta que no Brasil o voto é visto apenas como obrigação e as pessoas acabam não analisando ou refletindo sobre o porquê votar em determinados candidatos. “A OCB e a Ocepar estão inseridos no meio político e tem condições de nos dar apoio e fornecer informações de confiança”, relata o diretor.

O Superintendente do Sescoop, Leonardo Boesche, que apresentou o programa durante a reunião, menciona que o programa é uma ação voluntária e que pretende atingir públicos internos das cooperativas do Brasil, incentivando-os a votar e orientando-os a selecionar, entre os diversos candidatos ao legislativo em 2018, os mais identificados com os interesses do cooperativismo. “Estamos fazendo um trabalho de semeador. Estamos semeando uma nova ideia com o propósito de ajudar a construir um novo Brasil”, diz.

SAC - Serviço de Atendimento Castrolanda
0800.421050 | 42 3234.8000