Notícias

27 Dez 2017 | 15h32

Castro é a Capital Nacional do Leite

Lei foi sancionada e publicada em Diário Oficial
 
Castro é legalmente a Capital Nacional do Leite. O título foi conferido a cidade através da Lei Federal nº 13.584 sancionada no último dia 26 de dezembro pelo presidente da República, Michel Temer, e publicada em 27 de dezembro no Diário Oficial da União.

O trâmite do projeto de lei iniciou em 2012 quando o deputado federal Osmar Serraglio o apresentou na Câmara dos Deputados. Em 2015, após trâmite na Câmara, sua redação final foi aprovada e o projeto remetido ao Senado Federal. Mediante aprovação do Congresso Nacional a proposta foi enviada para a sanção.
           
Frans Borg, presidente da Castrolanda, comenta que a lei é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos produtores da região que, com muita dedicação, atingem elevados índices de produção por animal. “Esses índices só são possíveis porque os produtores tem compromisso com a atividade que desenvolvem, atendem as normas de controle sanitário, investem em tecnologia, melhoramento genético de seus rebanhos e na profissionalização de suas propriedades. Essa é uma conquista de todos os pecuaristas de Castro”, frisa Borg.
           
O presidente acredita que o reconhecimento irá somar com várias estratégias da cooperativa, como o Agroleite, evento técnico considerado a vitrine da tecnologia do leite no Brasil e que reúne os mais diversos elos desta cadeia produtiva. Além disso, o representante da cooperativa pontua que o fato de ser oficialmente a Capital Nacional do Leite agrega valor à matéria-prima e aos produtos aqui industrializados, e é um incentivo ao produtor por ver sua atividade reconhecida.
 
Produção e produtividade – Castro é o maior produtor estadual de leite e lidera também em produtividade. A última pesquisa divulgada pelo IBGE, realizada em 2016, destaca Castro na liderança da produção por Municípios com a marca de 255,00 milhões de litros de leite no ano de 2016. Esse número corresponde a 5,39% do total estadual, com produtividade média de 7.478 litros de leite por vaca/ano. Em todo o Brasil, foram produzidos no ano passado 33,62 bilhões de litros, com produtividade média de 1.709 litros de leite por vaca/ano. O Paraná é o segundo maior produtor nacional, responsável por 14,07% do total, com volume de 4,73 bilhões de litros in natura e produtividade média de 2.916 litros por vaca/ano.

SAC - Serviço de Atendimento Castrolanda
0800.421050 | 42 3234.8000