Mulheres Cooperativistas reúnem-se no Dia da Mulher

Mulheres Cooperativistas reúnem-se no Dia da Mulher
????????????????????????????????????

Que relação tem as flores com a nossa vida? No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, Stans Scheltinga respondeu esta pergunta. A florista, uma das pioneiras do ensino de arte floral no país, esteve na Castrolanda e palestrou durante o 21º Encontro da Mulher Cooperativista.

Filha de holandeses, Stans nasceu em Holambra, São Paulo, conhecida como a Cidade das Flores. O trabalho com arte floral iniciou aos 11 anos e hoje em dia a artista dedica-se somente a ensinar. De maneira poética, Stans chamou a atenção das mulheres quanto a familiaridade de um botão de rosa com a vida.

“Esse é o nosso caminho da vida. As folhas são as sombras no momento em que você respira. Os espinhos são os obstáculos, as tristezas, as frustações, os medos, e a gente vai caminhando. Não desista do seu ideal,  do seu propósito, porque lá em cima, no final do caminho,  você vai encontrar uma rosa”, mencionou.

Stans demonstrou como retirar os espinhos, quantia de água necessária nos recipientes, maneira de fazer com que as flores durem mais nos vasos e o jeito certo de cortá-las. A florista encantou ao fazer os arranjos e convidou as mulheres para brincar de serem floristas. Com facas especiais, flores e espuma, cada uma montou o seu arranjo. O resultado? Um salão todo florido, em homenagem as mulheres no seu dia.

A palestra da tarde foi apresentada por Nelson Spritzer, médico, precursor no Brasil da Programação Neurolinguística e dirigente da consultoria Dolphin Tech (RS), dedicada a programas de desenvolvimento humano e gestão de pessoas. Spritzer alertou as mulheres para as frequentes ondas de mudanças que acontecem dia a dia, de forma cada vez mais rápida, e questionou se elas estavam preparadas para enfrentar as transformações que vem por ai, algo que os filhos irão exigir.

O médico falou sobre os tipos de pessoas e tipos de mães e pais, exemplificando através de frases e palavras que resumem seus comportamentos e o que fazer para mudar. “Eu espero que vocês levem uma coisa boa do que falei aqui hoje, para fazer com que seus filhos se tornem mais atentos, mais colaboradores, mais cooperativos. Isso vai dar para eles mais alegria, mais motivação e mais autoestima e você vai ter certeza de que foi uma boa mãe e que fez aquilo que devia ter feito para tornar esse mundo melhor”, disse.

Show a parte durante todo o dia foram as apresentações do grupo Sou Arte de Campo Mourão. Os artistas trouxeram para o palco do moinho heroínas da ficção e da vida real, algumas mais distantes, como Cleópatra e Joanna D’Arc, e outras cujas vidas geraram reflexos mais próximos a nós, como Zilda Arns. Maria, mãe de Jesus, também foi inspiração para uma das apresentações.

Boas vindas- Popke Ferdinand van der Vinne, diretor executivo da Castrolanda, deu as boas vindas às mulheres no encontro e falou em nome da diretoria. O diretor abordou sobre a reestruturação da cooperativa, as mudanças e caminhos a seguir, com a industrialização cada dia mais presente e mais forte. Fredy, como é conhecido por todos na cooperativa, também relembrou a história do dia da mulher e parabenizou as mulheres. “Hoje é um dia de grande satisfação, é o dia internacional das mulheres. Para nós é importante que vocês estejam juntas, caminhando unidas. Parabéns a todas por este dia”, mencionou.

Mulher Cooperativista- A coordenadora do Programa Mulher Cooperativista, Elsa Kugler, foi homenageada e falou às convidadas. Elsa transmitiu uma mensagem de fé, confiança e esperança nos planos de Deus. “Nos momentos difíceis é que temos que mostrar alegria e confiança em Deus, porque Deus sempre está do nosso lado. E não pense que só porque nós somos fortes, estamos mostrando alegria que não temos problema. Eu sei que cada uma tem provavelmente problemas em suas famílias, nos seus lares, com seus filhos, mas nunca percam a esperança, porque Deus sempre nos segura a mão”, mencionou. A coordenadora agradeceu a presença de todas e garantiu que tudo foi preparado com muito carinho para que o dia fosse especial.

As cooperadas Maria Benke e Bonny de Boer Treur aprovaram o encontro. Maria relata que esse foi um dos melhores eventos dos últimos anos e que gostou da sincronia entre uma atração e outra, a disposição das luzes, e de todas as apresentações. “Um dia maravilhoso de descontração e partilha de amizade e conhecimento com coisas simples, como uma flor”, cita. Bonny conta que não pode ficar o dia todo, mas que não poderia perder a programação sobre arte floral. “A palestra da Stans foi muito legal e ficou ainda melhor quando colocamos a mão na massa. Saiu cada arranjo, um mais lindo que o outro. Havia um clima muito agradável e parecia que todos se sentiam a vontade”, declara.