Mulheres Cooperativistas: conheça a história de Janneke Bouwman van de Riet

Mulheres Cooperativistas: conheça a história de Janneke Bouwman van de Riet

Cada vez mais mulheres estão à frente dos negócios no campo. Na Castrolanda, temos muitos exemplos de cooperadas que coordenam e atuam diariamente em suas propriedades. Em 2010, a Cooperativa criou a Comissão Mulher Cooperativista, que reforça a importância da presença feminina no agro.

Em maio deste ano, foi lançada nas redes sociais da Castrolanda a série em vídeo ‘Mulheres Cooperativistas’, que mostra a atuação de quatro cooperadas em suas propriedades. O episódio de julho conta a história de Janneke Margretha Bouwman van de Riet e seu trabalho de gestão e organização na Chácara Villen com as áreas de pecuária e agricultura.

Uma das inspirações para a Comissão Mulher Cooperativista, Janneke destaca o suporte da Castrolanda em suas atividades. “A Cooperativa nos dá total apoio e esclarece nossas dúvidas – como fazer, o que fazer e quando fazer. Recebo todo o suporte na parte dos ovinos e a assistência técnica veterinária vem toda semana ver como está a saúde dos animais e o que podemos melhorar. Trabalhamos juntos para resolver os problemas”.

A cooperada também ressaltou a importância da atuação da comissão para incentivar a presença de mais mulheres nos negócios do campo. “A Comissão abriu as portas para as mulheres se sentirem mais confortáveis em participar das atividades do agronegócio. Eu participei de vários cursos e conheci outras cooperativas e outras mulheres que estão no dia a dia. Desafios sempre vão aparecer, mas não existem barreiras. A gente consegue conquistar o nosso espaço com o apoio da cooperativa”.

Confira o segundo episódio da série Mulheres Cooperativistas na íntegra:

Bianca Machado – Comunicação Castrolanda