Notícias

Dia da Mulher Cooperativista Castrolanda: liderança, superação e planejamento foram o foco de 202

A Comissão das Mulheres Cooperativistas em conjunto com o setor de Cooperativismo realizou, na última quinta-feira (16), o Dia da Mulher Cooperativista Castrolanda. O encontro reuniu no Memorial da Imigração Holandesa mais de 150 mulheres cooperativistas, entre cooperadas, esposas e filhas de cooperados, que participaram de palestras e atividades voltadas a liderança, superação e planejamento.  

Após a recepção com café da manhã e a abertura do evento pelos representantes da Cooperativa, as participantes conheceram um pouco da história de Tatiane Bugallo, Gerente Executiva do Negócios Agrícola, que destacou a importância da participação feminina no agronegócio. “Ser líder já é um grande desafio e ser líder mulher no agronegócio é um desafio ainda maior. Mas percebemos que muitas barreiras estão sendo quebradas, temos grandes mulheres profissionais atuando e isso tem se tornado exemplo para as novas gerações.”  

O evento trouxe temas importantes falando de liderança, superação e de planejamento, além de ser uma grande oportunidade de troca de experiências e valorização da força feminina que temos atuantes na Castrolanda, finaliza Bugallo.  

Na sequência as participantes assistiram à palestra ‘5 passos – da superação ao sucesso’, ministrada por Dani Amaral. Além de palestrante profissional, Dani é Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Gestão Administrativa e Financeira; Extreme Speaker formada pelo grupo Eu Posso Treinamentos e cativou o público presente com sua história de superação e motivação. 

Após o almoço, houve apresentação teatral do Grupo Sesmaria da Paragem do Iapó. Logo após, Elsa Kugler coordenou a Oficina Arte & Criatividade, onde as participantes realizaram uma atividade de artesanato.  

Elsa, destaca que a preparação da oficina durou mais de 40 dias, entre planejar e preparar todo o material que seria usado no dia do evento. “Os cortes dos tecidos foram feitos por mim e a Comissão da Mulher Cooperativista auxiliou no corte das cartolinas. Faço artesanato há mais de 15 anos e, a ideia das caixas foi trazer algo que apresentasse similaridade com o planejamento estratégico da cooperativa”.  

Inicialmente a ideia de Elsa era criar um personagem – se tornar outra pessoa. Infelizmente não foi possível adaptar a voz para que isso acontecesse, com isso veio o aprendizado, nem tudo o que planejamos é possível realizar, mas o importante é que a gente aprenda com os erros, dê a volta por cima e procure novos caminhos para que consigamos atingir nossos objetivos, finaliza Elsa. 

Nos intervalos das atividades, foi realizado do sorteio de brindes da Comissão Mulher Cooperativista e do Banco Sicredi, parceiro do grupo. No encerramento do encontro, as mulheres desfrutaram de um café colonial. 

 

MULHERES COOPERATIVISTAS PRESENTES NO EVENTO 

O evento contou com participantes de Castro/PR e de outras diversas cidades do Paraná, entre elas Carambeí, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Mallet, Paulo Frontin, Rebouças, Rio Azul e Itaberá. Essa força e essa disposição mostra a união para fazer dar certo e auxilia no crescimento e no envolvimento de mais mulheres nas atividades da Cooperativa. 

A mulher cooperativista, Luciane Schuh é da cidade de Mallet/PR, participou do evento pela primeira vez e destaca que o evento foi transformador. “A experiência de outras mulheres é muito proveitosa para a nossa vida, eu adorei o dia e agradeço pela oportunidade.”  

Angela Ercilia Nusda é esposa de cooperado e já participa do evento há anos. “O encontro sempre traz palestras com temas relevantes para a mulher da cooperativa. A palestra com a Dani Amaral foi um dos momentos mais especiais, ela mostra o que é a superação e que todas nós podemos superar qualquer obstáculo de nossas vidas.”  

O Dia da Mulher Cooperativista Castrolanda é realizado há mais de 20 anos pela Castrolanda. As primeiras edições eram organizadas por colaboradores da Cooperativa,   e, posteriormente o evento passou a ser responsabilidade do grupo de mulheres cooperativistas, por meio da Comissão. É um dia para homenagear as mulheres cooperativistas e mostrar o quanto elas são importantes para a Cooperativa. 

 

A COMISSÃO 

A Comissão da Mulher Cooperativista vem fazendo um trabalho de grande relevância que valoriza a mulher que também está na frente dos negócios de sua propriedade. 

Zelyana Fanchin, integrante da Comissão conta que “nosso intuito é planejar eventos, imersões, encontros e visitas técnicas pensando em atrair mulheres que hoje estão ao lado dos seus maridos e pais nas propriedades rurais. Além de incluir, a intenção também é prepará-las tecnicamente para exercerem papéis de liderança na gestão do seu negócio.”  Atualmente a comissão está à frente de vários projetos de sucesso como as ‘Amigas do leite’, ‘Cooperativa escolar’ e ‘Jovens cooperativistas’, e é responsável por alguns eventos importantes entre eles o Dia da Mulher Cooperativista Castrolanda. 

No último evento realizado Zelyana conduziu o cerimonial juntamente com a Supervisora de Cooperativismo, Ananda Chuproski. “Foi um dia de muita informação  e conversas que nos incentivam a não desistir e sim estar cada vez mais presentes nos desafios do dia a dia nas nossas propriedades. Hoje desempenho com muita alegria e competência minha colaboração, pois sei que é um movimento de muita história e de muito sucesso”, finaliza Zelyana. 

Mais Notícias

Integração e conhecimento: Amigas do Leite promovem encontros regionais com produtoras
Agroleite 2022: Painel da Mulher Cooperativista destaca autodesenvolvimento feminino no agronegócio
Mulheres cooperativistas da Castrolanda marcam presença no Cooperlíder Feminino