Melhores da Suinocultura: UPL Castrolanda e cooperados recebem premiação

Melhores da Suinocultura: UPL Castrolanda e cooperados recebem premiação


No ano de 2016, a produção de suínos na Castrolanda atingiu a importante marca de 30,25 leitões desmamados/fêmea/ano. A média nacional, no mesmo período, foi de 27,14 leitões desmamados/ fêmea/ano de acordo com dados divulgados pelo "Melhores da Suinocultura 2016 – 9ª edição Agriness S2".

Nesta edição de 2016 participaram 1.215 propriedades somando 956.326 matrizes. Esse número representa em torno de 65% das matrizes suínas no Brasil. No dia 27 de abril aconteceu o evento para premiação das melhores granjas em Florianópolis/SC. Foram premiadas 16 granjas em 6 categorias. A Cooperativa Castrolanda teve 3 participantes dentre as 16 propriedades premiadas. Entre eles o cooperado Mateus Simão (1º lugar granjas até 300 matrizes), a UPL Castrolanda (3º lugar granjas com mais de 3000 matrizes) e o cooperado Reinder Barkema (granja destaque – evolução de 7,65 leitões/ fêmea/ano totalizando 32,88 leitões).

De acordo com o Coordenador de Produção do setor de suinocultura da cooperativa, Danilo Leal Rocha, esse resultado vem de um trabalho desenvolvido com a equipe técnica com o objetivo de orientar as melhores práticas tendo em vista a relação custobenefício. "Ou seja, o objetivo é ter granjas com custo competitivo. Apresentar boa produtividade aliada a custo competitivo é um dos pontos neste caminho", afirmou. Um trabalho de benchmarking é uma das ações da equipe que tem buscado visitar as propriedades no Brasil indicadas como as de maior produtividade para avaliar estratégias para manter um sistema competitivo. A equipe salientou também que vale destacar o empenho de todas as pessoas envolvidas nesta atividade: desde os produtores, colaboradores das granjas, equipe da assistência técnica, bem como os colaboradores dos setores de apoio, tais como: Administração Carnes; Fábrica de  Rações, Unidade de Desenvolvimento Genético (UDG), Unidade de Produção de Marrãs (UPM) e Unidade Granja Experimental (UGE).

Sobre o "Melhores da Suinocultura"

Idealizado em 2006 e considerado o maior benchmarking do Brasil e da América Latina, o Melhores da Suinocultura é um projeto desenvolvido pela Agriness especialmente para suinocultores com o objetivo de oferecer um referencial transparente e confiável para os índices de produção da suinocultura do país. Promovido anualmente, ele reúne, produtores no Brasil e Argentina, somando mais de 1 milhão de matrizes. "O Melhores da Suinocultura já nasceu com a missão de tornar os temas 'informação e gestão' mais presentes no dia a dia das granjas e mostrar que compartilhando todo mundo ganha", afirma Cristina Gonçalves Bittencourt, sóciafundadora da Agriness e coordenadora do Melhores da Suinocultura.

Durante todo o ano, os participantes enviam mensalmente seus dados via internet para a atualização das informações e têm acesso a uma ferramenta online que permite a visualização da sua classificação geral, bem como a comparação da sua granja com as de outros produtores do país. Após um ano de avaliações e comparações, é realizada uma auditoria nos dados das granjas e emitida uma lista com os melhores produtores do Brasil e da Argentina, divulgada em conjunto com as informações consolidadas dos índices de produtividade dos países participantes através do Relatório Anual do Desempenho da Produção de Suínos, que é disponibilizado para todo o mercado. As auditorias são realizadas por uma comissão técnica formada por especialistas da área e profissionais de instituições apoiadoras, garantindo a credibilidade das informações geradas.