Helpen completa dois anos de atuação com foco na produção eficiente

Helpen completa dois anos de atuação com foco na produção eficiente

Serviço de agricultura de precisão e assistência técnica da Castrolanda leva soluções inteligentes e assertivas para produtores do Paraná e São Paulo.

Foi-se o tempo em que o produtor agrícola tomava decisões sem embasamento de dados ou apoio de tecnologias no campo. Para atender às necessidades de mercado, a atuação na lavoura precisa contar com equipamentos e informações cada vez mais assertivas para gerar resultados únicos.

É com base neste trabalho de produtividade que a Helpen, marca de Agricultura de Precisão e Assistência Técnica da Castrolanda, completa neste sábado, 21 de agosto, dois anos de atuação ao lado do produtor. “O objetivo do nosso trabalho é dar apoio, estrutura e levar informação técnica e de qualidade ao produtor agrícola para alavancar os resultados de plantio”, explica o coordenador da Helpen, Rudinei Bogorni.

A atuação da marca é dividida em duas categorias: Agricultura de Precisão e Assistência Técnica. A primeira funciona como uma espécie de ‘serviço terceirizado’ para produtores que necessitam de maquinários agrícolas pesados ou serviços específicos e bastante especializados no campo, como condutividade elétrica, amostragem de solo, leitura de NDVI ou aplicação de corretivos e fertilizantes. Em dois anos, a Agricultura de Precisão da Helpen soma mais de 158 mil hectares trabalhados no Paraná e em São Paulo.

Já a Assistência Técnica abrange um trabalho mais completo, envolvendo todo o processo de planejamento, acompanhamento, desenvolvimento e colheita. “É uma atuação de ponta a ponta, onde nossos engenheiros agrônomos estão toda semana nas propriedades e ficam responsáveis desde o planejamento até a entrega final da safra, para que o produtor fique despreocupado com a atuação no negócio”, detalha o coordenador.

São 14 engenheiros agrônomos atuando na Helpen. O serviço de assistência técnica soma atualmente uma área de 50,9 mil hectares de acompanhamento, atendendo 179 produtores do Paraná e São Paulo. “Considero que temos um hoje um número muito interessante de atendimento. O que ganhamos com a Helpen foi a credibilidade junto ao produtor, que hoje recomenda nossos serviços para as pessoas que se relacionam com ele”, afirma Rudinei.

Projeções

Os resultados atuais da Helpen permitem pensar ainda mais alto no futuro. A previsão é de chegar a 2024 com 110 mil hectares de área de atuação por ano na parte de Agricultura de Precisão e 80 mil hectares na Assistência Técnica. “Hoje o grande sucesso do nosso trabalho está voltado aos resultados que os produtores apresentam no campo. A oportunidade que temos de continuar crescendo neste ritmo acelerado é muito grande”, garante Rudinei.

O trabalho da Helpen não é dedicado exclusivamente aos cooperados da Castrolanda. Qualquer produtor pode acessar os serviços, bastando entrar em contato e agendar o trabalho na propriedade. Dos 179 produtores atendidos pela parte de Assistência Técnica, por exemplo, 153 são cooperados Castrolanda, enquanto 26 são clientes sem vínculos com a cooperativa.