Unium

Da união de três grandes cooperativas, nasce uma nova holding genuinamente paranaense. Inspirada na grandeza de seus realizadores, a Unium é uma marca com cerca de 5 mil cooperados. Gente que reconhece na cooperação e no trabalho honesto o segredo para o crescimento sustentável e o aumento da competitividade do agronegócio local e global. Fundada nos princípios da Intercooperação, Unium é a soma de valores como pioneirismo, crença no futuro, paixão pelo trabalho e dedicação incondicional por nossa terra. Ao todo, as cooperativas juntas representam mais de 7 bilhões em faturamento anual e uma presença de peso no mercado nacional. Somos um time que joga junto em diversos campos do agronegócio e nossas atividades vão da produção leiteira à suinocultura, pecuária, agricultura, passam pela produção de rações, grãos e chegam a mais de 25 países.

A marca Unium passará a representar os projetos e empresas em que as três cooperativas atuam em parceria. É importante ressaltar que não se trata de uma fusão entre essas companhias, muito menos de uma nova empresa. Unium é uma marca que oferecerá ao mercado o aval de garantia, seriedade e competência das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. É também uma marca pronta para os desafios do amanhã, que compartilha o crescimento com seus associados e que busca atender com excelência às demandas do mercado. A confiança do campo para a sua mesa.

As marcas reunidas pela Unium já são reconhecidas pela qualidade e excelência, entre elas está a Alegra. Os produtos e projetos desenvolvidos em parceria pelas cooperativas, que continuam com gestões independentes, agora, levam a nova marca. A Unium também conta com as marcas de lácteos: Colônia Holandesa e Naturalle – esta, de produtos livres de aditivos. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa (farinha de trigo), voltada para o mercado B2B (empresa para empresa). Ela é produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22.000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.

Com origens e produção semelhantes, as cooperativas da região dos Campos Gerais criam, dessa forma, uma marca que já surge consolidada com a intercooperação, sistema de industrialização de lácteos, grãos e proteína animal. O associativismo das cooperativas paranaenses é um dos mais antigos do Brasil, considerado a evolução da administração cooperativista, pois garante o aumento da eficiência e promove sinergia entre as organizações, que continuam com as suas gestões independentes e cooperados próprios.