Auditoria

“Assessorar a governança de maneira independente e objetiva, visando acrescentar valor a organização, assistindo à administração em busca de seus objetivos, aumentando e protegendo os ativos, por meio de avaliações independentes, assessorias, avaliações de riscos e conformidade.”


A Auditoria Interna da Castrolanda, reporta-se funcionalmente aos Conselhos de Administração e Fiscal, e administrativamente ao Controller. Atualmente as atividades da Auditoria Interna buscam aderir às normas e orientações da Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF) do Instituto dos auditores internos.

Os princípios fundamentais para a atuação da auditoria interna são a independência e objetividade. Onde define-se que independência como a imunidade quanto às condições que ameaçam a capacidade da atividade de auditoria interna de conduzir suas responsabilidades de maneira imparcial. 

Já a objetividade é a atitude mental imparcial que permite aos auditores internos executar os trabalhos de auditoria de maneira a confiarem no resultado de seu trabalho e que não haja qualquer comprometimento da qualidade. A objetividade requer que os auditores internos não subordinem a outras pessoas o seu julgamento em assuntos de auditoria.

A Auditoria Interna da Castrolanda é regida por um regimento e um Código de Conduta profissional específico, para garantir que os princípios de atuação estejam em conformidade.

Atualmente, a Auditoria realiza as atividades de Avaliação independente dos processos, buscando identificar oportunidades e melhorias para aperfeiçoamento constante das áreas, atuando como um mecanismo de assistência à administração no objetivo de validar a relação entre o apetite a risco proposto pela organização e sua efetiva aplicação na Castrolanda.

Em relação a estruturação, seguimos as indicações previstas na referência global, o Instituto dos Auditores Internos – The IIA Global, considerando a premissa do modelo das três linhas, considerando:

Fonte: THE INSTITUTE OF INTERNAL AUDITORS: Modelo das 3 linhas do IIA: Uma Atualização das 3 linhas de defesa. Lake Mary, Fl, Usa: 2020. Disponível em: https://iiabrasil.org.br/korbilload/upl/editorHTML/uploadDireto/20200758glob-th-editorHTML-00000013-20082020141130.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.


Papéis da Auditoria interna, conforme as linhas:

  • Manter a prestação de contas primária perante o corpo administrativo e a independência das responsabilidades da gestão.
  • Comunicar avaliação e assessoria independentes e objetivas à gestão e ao corpo administrativo sobre a adequação e eficácia da governança e do gerenciamento de riscos (incluindo controle interno), para apoiar o atingimento dos objetivos organizacionais e promover e facilitar a melhoria contínua.
  • Reportar ao corpo administrativo prejuízos à independência e objetividade e implanta salvaguardas conforme necessário.

A independência da auditoria interna em relação à gestão garante que esteja livre de impedimentos e parcialidade no planejamento e execução de seu trabalho, desfrutando de acesso irrestrito às pessoas, recursos e informações de que necessita. Presta contas perante o corpo administrativo. No entanto, a independência não implica isolamento. Deve haver interação regular entre a auditoria interna e a gestão, para garantir que o trabalho da auditoria interna seja relevante e esteja alinhado às necessidades estratégicas e operacionais da organização. Em todas as suas atividades, a auditoria interna constrói seu conhecimento e entendimento da organização, o que contribui para a avaliação e assessoria que oferece como conselheira confiável e parceira estratégica. São necessárias colaboração e comunicação entre os papéis de primeira e segunda linha da gestão e auditoria interna, para garantir que não haja duplicação, sobreposição ou lacunas desnecessárias.

Fonte: THE INSTITUTE OF INTERNAL AUDITORS: Modelo das 3 linhas do IIA: Uma Atualização das 3 linhas de defesa. Lake Mary, Fl, Usa: 2020. Disponível em: https://iiabrasil.org.br/korbilload/upl/editorHTML/uploadDireto/20200758glob-th-editorHTML-00000013-20082020141130.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.
 

 

Para mais informações procure o setor de Auditoria:
42 3234 8268.