Governança

O que é o Portal da Governança?

 

Devido às transformações existentes na Cooperativa Castrolanda, deve-se a necessidade de criar o Portal de Governança onde poderá aprimorar as informações de forma assertiva e prática aos integrantes do Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Membros de Comitês e Gestores Administrativos no desempenho de suas funções.

O que encontrar no Portal da Governança?

O Portal da Governança foi construído para facilitar o acesso à informação de cooperados, clientes e fornecedores. O Portal permite com que os cooperados participem de forma mais efetiva dos negócios da Cooperativa, promovendo novas ações e mais resultados de participação;

 

Promove maior atuação e participação dos cooperados e contribui para o aprimoramento dos processos de governança, de forma democrática de acordo com a realidade, critérios e práticas da Castrolanda, adquiridas através de reuniões com conselheiros e líderes estratégicos;

Sobre o cooperativismo

Cooperativismo é a doutrina que preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, para obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra a possibilidade de unir desenvolvimento econômico-social, produtividade e sustentabilidade para o individual e o coletivo.

 

Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização em que todos são donos do próprio negócio, continuando o ciclo que traz ganhos. O cooperativismo evoluiu e conquistou um espaço próprio, definindo uma nova forma de pensar o homem, o trabalho e o desenvolvimento social. Por seu modo igualitário, o cooperativismo é aceito por todos os governos e reconhecido como fórmula democrática para a solução de problemas socioeconômicos.

Princípios do Cooperativismo

Os Princípios Cooperativos são normas pelas quais as cooperativas colocam seus valores em prática, através deles estruturamos nosso Estatuto Social.
Os princípios constantes da Declaração de Identidade, aprovada no Congresso e Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, em 1995 são:

Conheça também: