Frísia e Castrolanda promoveram dia de campo sobre mercado e tecnologias do trigo

Frísia e Castrolanda promoveram dia de campo sobre mercado e tecnologias do trigo

As cooperativas Frísia e Castrolanda realizaram na quinta-feira (29/09), o “Dia de Campo de Trigo, Triticale, Cevada e Trigo Forrageiro”, em Carambeí (PR), na Fazenda Bela Vista. O evento promoveu aos cooperados uma amostragem das sementes em campo experimental, servindo como vitrine para uma atualização dos produtores.

Oficinas – O Dia de Campo teve oficinas que mostraram a importância de antecipar a colheita do trigo com dessecação, além de discussões sobre cevada, trigo e triticale – cereal resultante da junção de trigo e centeio. O mercado de trigo foi abordado na palestra de Luiz Carlos Pacheco, consultor da Trigos & Farinhas e autor dos livros A Comercialização de Soja no Brasil e Sete Pecados da Comercialização do Agricultor.

Ciclo completo – Realizado desde 2011 em parceria com a Castrolanda, o evento mostra o ciclo completo do trigo, do plantio a colheita. “Ter acesso ao ciclo completo garante a produção completa, do plantio até os moinhos e a industrialização da farinha”, afirma Luiz Henrique Deschamps, coordenador das Unidades de Beneficiamento de Sementes da Frísia.  

Produção – No Brasil foram produzidos seis milhões de toneladas em 2016, sendo o Paraná responsável por mais da metade desse percentual, com 3,3 milhões de toneladas. A região dos Campos Gerais é uma das maiores produtoras de trigo, com 700 mil toneladas. A Frísia contribuiu com estes números, produzindo 140 mil toneladas de trigo em 40 mil hectares de lavouras. (com informações da Imprensa Frísia).