Facilitadores do SGI participaram do XII Fórum do Comitê de Benchmarking para Excelência na Gestão

Facilitadores do SGI participaram do XII Fórum do Comitê de Benchmarking para Excelência na Gestão

Os facilitadores do Sistema de Gestão Integrado da Castrolanda participaram na quarta-feira, 31 de agosto, na Universidade Federal do Paraná do XII Fórum do Comitê de Benchmarking para Excelência na Gestão. O evento aconteceu no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, das 14h às 17h30.

O tema do fórum foi “Liderança transformadora para alta performance” e contou com palestras de Ana Paula Camargo (diretora de Recursos Humanos da Renault), Bernt Entschev (headhunter, palestrante e executivo de Gestão do Capital Humano), Ilson Rezende (sócio-fundador da DB1 Global Software, líder empresarial do setor de TI na região noroeste do Paraná) e Wander Mendes (sócio-fundador da Model Thinking e professor na FGV, UP, EBS, Tear e Sociesc).

Para Cleirilis Soares da Silva, colaboradora da Castrolanda, o evento mostrou a realidade e os desafios do dia a dia e preparou um relato com as impressões das palestras.

O principal objetivo do comitê é a estruturação de uma rede de relacionamento, formada por organizações que visam promover a conscientização para a busca da excelência na gestão e disseminar práticas de sucesso nas empresas integrantes.

Relatos da colaboradora Clerilis sobre o evento:
Ana Paula Camargo (diretora de Recursos Humanos da Renault) – Equidade de Gênero:
Mostrou claramente a realidade que vivemos onde as mulheres não tem igualdade de cargos e salários dentro da cooperativa. A implantação dessa equidade na Renault além de melhorar  o rendimento das mulheres, incentivou as mesmas a desenvolverem os bloqueios que elas tinham perante a sociedade e  quebrar seus tetos de vidro, mostrando que muitas vezes as barreiras são  elas mesmas que fazem.

Como as mulheres estão cada vez mais tomando o mercado, é dever da mesma compartilhar suas obrigações da casa com seus maridos, acho que na maioria das vezes as mulheres acabam segurando tudo para elas, esquecendo-se da igualdade assim sobrecarregando e gerando stress.

Devemos assumir nossas escolhas e assumir  as renuncias que vem com elas, se lamentar não ajuda, sempre temos que encarar os desafios e o trabalho como algo a mais, explodir os tetos que vidro que nos assombram para tornarmos boa esposa, boa mãe e boa profissional!
 
Bernt Entschev (headhunter, palestrante e executivo de Gestão do Capital Humano, colunista Gazeta do povo e RPC) – Os desafios da liderança na retenção de talentos:
Apresentou como os lideres devem reagir para não perderem talentos dentro das organizações. Creio que precisamos melhorar muito dentro da cooperativa para que talentos não desmotivem, muitas vezes perdemos  grandes colaboradores pelo simples fato de   não encaixar perfil nos cargos corretos. É necessário acender a PAIXÃO dos colaboradores, fazer feedbacks continuamente, reconhecer o  trabalho, nortear os colaboradores para que os mesmos tenham direção e saibam o que estão fazendo, dar abertura para opiniões, ser transparente na avaliação dos resultados, manter motivados e principalmente  COMPROMETIDOS.

Todos colaboradores deve sair da sua zona de conforto e procurar desafios e riscos para crescimento e ajudar a organização na sua melhoria continua.
 
Ilson Rezende (sócio-fundador da DB1 Global Software, líder empresarial do setor de TI na região noroeste do Paraná)  – Liderança com foco no resultado:
Ilson mostrou sobre a união da equipe e que o líder deve estar junto com seus colaboradores, delegar não é “delargar” é vestir a camisa do time, é se unir e juntos buscar resultados. Por outro lado mostrou a importância do colaborador não ter muita dependência do líder, que o líder deve deixar os colaboradores a resolver os problemas, assim eles vão ter crescimento tanto profissional quanto pessoal, porem deve-se ter alinhamento junto com autonomia, isso quebra o autoritarismo e acaba que o líder tenha união com o colaborador.

Saber lidar com os problemas dos clientes, porque problema do cliente também é problema nosso, as vezes eu vejo na cooperativa que muitos não se importam com os clientes/cooperados, se não fossem eles, o que seriam de nós? Devemos sim fornecer produto e serviço com qualidade e dar o melhor de nós para termos um diferencial.
 
Wander Mendes (sócio-fundador da Model Thinking e professor na FGV, UP, EBS, Tear e Sociesc) – Desafios para a liderança:
Wander destacou a importância de lidar com diferenças das gerações. Que o papel o líder é fundamental no crescimento e amadurecimento de seus colaboradores e desenvolver outros lideres.

Vejo isso já acontecendo na cooperativa, lideres desenvolvendo seus colaboradores facilitando o trabalho e agilizando os processos.