Fábrica de Rações de portas abertas

Fábrica de Rações de portas abertas
????????????????????????????????????
A Fábrica de Rações abriu suas portas na quinta-feira, 21 de junho, para a primeira visita do Programa de Relacionamento implantado em 2018. Grupo de cinco cooperados teve a oportunidade de conhecer toda a estrutura e os processos de produção, desde a chegada da matéria-prima, até a expedição do produto final.
O programa visa estabelecer maior aproximação e interação da fábrica com seus cooperados, para que conheçam os pontos fortes, mas também proponham melhorias para evolução do negócio. O Coordenador de Produção, Tasso George Roquete Pinto, expõe que a ideia surgiu da percepção de que quando cooperados, representantes de comitês na Comissão da Fábrica de Rações, realizavam visitas, muitas dúvidas ou sugestões de melhoria com relação ao processo e/ou os procedimentos internos eram tratados de forma mais direta e assertiva.  Deste modo, em 2017 a equipe da fábrica realizou benchmarking em empresa referência no mercado em relacionamento com clientes e desenvolveu o programa.
O coordenador menciona que o sistema cooperativista de maneira geral tem como característica a participação ativa dos cooperados nos negócios, e na Castrolanda isso é ainda mais vivo. Segundo Roquete, os gestores consideram que essa aproximação era um ponto importante a ser trabalhado no setor, pois até então a relação fábrica e produtor era intermediada de forma muito mais direta pelos profissionais da assistência técnica de campo. “A participação da assistência técnica neste processo continua e certamente continuará sendo vital, entretanto a fábrica, através deste programa, busca uma maior aproximação e interação com seus cooperados”, aborda.
Para o coordenador, a primeira visita foi satisfatória, pois o grupo era bem heterogêneo, formado por produtores de suínos e bovinos, alguns com bastante tempo de atividade e outros que iniciarão atividade de suinocultura a partir da construção da nova UPL, alguns que já conheciam o processo e outros que ainda não haviam tido contato com o passo a passo da fabricação de rações. Além de Tasso, esta primeira visita foi acompanhada pelo gerente de Negócios Carnes, Mauro Cezar de Faria, Coordenador Administrativo, Milton Gabriel Pereira, e pelo Analista Técnico, Osni Valdevino Nascimento. 
Hender de Liz e Roelof Petter, cooperados que integraram o primeiro grupo, gostaram da ideia das visitas. Hender, que esteve na fábrica pela primeira vez, conta que ficou impressionado com a organização e sugeriu que o micro dosador seja mais automatizado. Petter, que há anos atrás já havia visitado a unidade, comenta que a indústria melhorou muito e está muito bem organizada.
Os cooperados interessados em participar das visitas deverão manifestar o interesse através dos telefones de atendimento da fábrica: (42) 3234-8023 ou (42) 3234-8103. Com base neste contato será definido o grupo de cooperados que irão visitar a fábrica dentro do mês, entre os dias 18 e 25, considerando a ordem de manifestação do interesse. A data da visita será previamente informada aos interessados, que poderão optar pela data disponível de acordo com a “lista de espera” ou indicar um novo mês de acordo com sua preferência.