Iniciativa de promoção da cidadania e do cooperativismo brasileiro aproxima cooperativas de Castro em ação conjunta.
A programação para o Dia C (Dia de Cooperar) no Município de Castro que acontecerá no dia 4 de julho em todo o país já está definida. Organizada pela Castrolanda, Sicredi, Eletrorural e Cresol, o Dia C na cidade terá caminhada, teatro e apresentação musical pelo Colégio SESI, Oficina de artesanato através da Associação de Pais de Deficientes Visuais (APDEVI), Basquete sobre rodas com a Associação de Deficientes Físicos, Corte de cabelos, manicure e controle de pressão arterial, com o SENAC, feira de cães e conscientização sobre adoção com a Amizade Animal (AMA), os serviços da Unimed e Dental Uni e uma Palestra sobre alimentação saudável através da Pastoral da Criança.
OBJETIVO – O objetivo é sensibilizar, mobilizar e convergir esforços, junto as Cooperativas, para promover e intensificar as ações voluntárias dos cooperados e colaboradores das Cooperativas, fortalecendo o seu potencial transformador de realidades e tornando essas iniciativas numa prática continuada do Sistema cooperativista brasileiro em prol das comunidades onde atua.
AGENDA – O evento será realizado no sábado, 4 de julho, das 8h30 às 17horas. A agenda terá início com a caminhada e logo segue com as apresentações no Ginásio de Esportes Gerson Torres e também a Pista de Atletismo em frente ao Ginásio. O Dia C é aberto para a comunidade em geral.
DIA C – O Dia C foi criado em 2009 com a missão de promover e estimular ações de voluntariado para a comunidade. Em 2014, 25 estados brasileiros aderiram a campanha. Foram mais de 200 mil voluntários de 1.440 cooperativas. A campanha beneficiou cerca de 1 milhão de brasileiros, que além de conhecerem melhor o cooperativismo tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos de promoção da cidadania.
OCEPAR – As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio da Ocepar/Sescoop no Paraná e da OCB, na capacitação, divulgação e valorização das práticas, por meio de orientações contidas em cartilhas, manuais e outros documentos produzidos e distribuídos aos participantes, reforçados por uma ampla campanha de comunicação, com planos de mídia, recursos de informática e peças publicitárias.