A partir deste ano, o projeto “Crescer e Cooperar” das Mulheres Cooperativistas, realizará semanalmente na Escola Evangélica da Colônia Castrolanda oficinas sobre Cooperativismo para estudantes da 6ª a 9ª série. Como uma Cooperativa Escola, esse trabalho terá como foco o aprendizado do conceito de cooperativismo como um todo, desde contexto histórico até seus princípios e a prática que rodeiam essa temática. O objetivo final é apresentar o cooperativismo como uma proposta pedagógica levando ao público o conhecimento e a importância sobre essa doutrina para o desenvolvimento dos educandos e da comunidade.
As atividades serão voltadas a exercícios inerentes a gestão, educação, produção, cultura, oficinas e lazer. No planejamento estão a criação de artesanatos, a organização da merenda escolar, a prática de teatro, paródias, corais, reciclagem de papel, produção de mudas de flores, árvores, sabonetes e cartões comemorativos. Além disso eles aprenderão a construir e conduzir atas e pautas das reuniões e assembleias, o manuseio do livro caixa e outras demandas.
O projeto será aplicado pelas próprias professoras tutoras que levarão para as salas de aula o lema de que “tudo começa quando as pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização em que todos são donos do negócio”.
Na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, a escola recebeu a palestra “Educação Cooperativa” do mestre Erlei Vieira em parceria com do Sescoop. O objetivo foi sensibilizar e tornar o cooperativismo um assunto conhecido entre o corpo docente. No final, as participantes apontaram que a finalidade de atuar com esse tipo de sistema educacional na escola é: “Formar cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a coletividade”.