Cooperativas do PR engajadas no maior movimento nacional de solidariedade

Cooperativas do PR engajadas no maior movimento nacional de solidariedade

DIA C: Juntos somos mais e podemos mais

*João Paulo Koslovski

As cooperativas do Estado do Paraná estão engajadas no maior movimento nacional de solidariedade e estímulo ao voluntariado. Elas participam do Dia de Cooperar, o “Dia C”, que terá atividades mobilizadoras em diferentes regiões do estado. O evento conta com a coordenação do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), através do Sistema Ocepar.

O “Dia C” é uma campanha que tem como objetivo o estímulo a ações voluntárias de diversas naturezas, promovidas por cooperativas de todo o Brasil. A iniciativa começou em 2009, em Minas Gerais e, desde 2013, a Organização das Cooperativas Brasileiras, Sistema OCB, trabalha para ampliar essa campanha em todos os estados do país e tem como grande viés a transformação de ações isoladas em um vigoroso movimento de solidariedade cooperativista, com ênfase no desenvolvimento social comunitário.

No Paraná, o dia 06 de setembro será a data marco de “celebração” simultânea em todo estado. A data foi escolhida para comemorar o sucesso dessas ações desenvolvidas em todo o Brasil. É neste dia que as cooperativas participantes do projeto preparam atividades voluntárias pontuais – das mais variadas – em suas localidades para festejar o “Dia C”.

A instituição do “Dia C” ressalta o papel do cooperativismo no país e reforça a doutrina cooperativista, que traz na sua essência a construção de uma sociedade mais justa, solidária, fraterna e com equilíbrio das diversas forças sociais. Por isso, o “Dia C” quer se transformar em referência da responsabilidade social de nossas cooperativas. A campanha amplia nossa oportunidade de transformar e ser transformado por meio de atividades voluntárias norteadoras e essenciais ao bem-estar comum.

Um dos princípios que norteiam a ação cooperativa é exatamente o compromisso com a comunidade, portanto, está no DNA e no nosso dia a dia atividades que ajudem a melhorar a vida das pessoas e da sociedade como um todo.

O cooperativismo brasileiro tem forte presença na vida da população, criando oportunidades e aumentando as riquezas do país. Todos os ramos do cooperativismo contribuem para o desenvolvimento socioeconômico nacional e os exemplos se multiplicam em todas as regiões brasileiras. No ramo agropecuário, 48% da produção agrícola do país passa, em algum estágio da cadeia, pelas mãos de cooperativas. No ramo crédito, já ocupamos a 6ª posição no mercado financeiro; e no ramo saúde estamos presentes em 83% dos municípios brasileiros.

O desenvolvimento econômico promovido pelas cooperativas está ligado às conquistas sociais que elas promovem. E o “Dia C” vem coroar o papel social e de voluntariado, beneficiando 1,4 milhão de pessoas em 1.060 municípios, reunindo cerca de 200 mil voluntários em todo o Brasil. Nosso desafio é fazer com que as ações, que muitas vezes ocorrem de forma isolada e por tempo determinado, se tornem programas estruturados e permanentes de solidariedade das cooperativas, com foco no desenvolvimento social.

Temos certeza de que o “Dia C” vai se transformar no mais importante movimento de voluntariado brasileiro e que poderá ultrapassar fronteiras. A forte presença das cooperativas nas comunidades mostra que nossa contribuição não está apenas em palavras, mas em ações efetivas e transformadoras cada vez mais fortes.

(*) João Paulo Koslovski é presidente do Sistema Ocepar