Comissões de Mulheres e Jovens Cooperativistas da Castrolanda visitam Veiling Holambra

Comissões de Mulheres e Jovens Cooperativistas da Castrolanda visitam Veiling Holambra
Representantes da Castrolanda conferiram como funciona o leilão das flores.

A troca de experiências com outras cooperativas faz parte do planejamento das Comissões de Mulheres e Jovens Cooperativistas da Castrolanda. Na última quinta-feira (19), representantes dos grupos realizaram uma visita na Veiling Holambra, centro comercial e logístico do mercado nacional de flores e plantas localizado em Santo Antônio da Posse-SP.

A visita iniciou com um café da manhã com o Presidente da Veiling, Eddy Sleutjes, que apresentou a história e dados da cooperativa de flores. “Ficamos muito felizes e orgulhosos em receber representantes da Castrolanda. Além de ter a origem holandesa, a mesma que a nossa, é uma cooperativa que nos inspira, porque tem uma governança muito interessante, uma administração de ponta, uma eficiência incrível”, contou Eddy.

Integrantes das Comissões de Mulheres e Jovens da Castrolanda e Veiling e o Presidente da cooperativa de flores.

Após a conversa com o presidente, as mulheres e os jovens cooperativistas fizeram um tour pela Veiling, conferiram como funciona o leilão realizado pela cooperativa e visitaram uma produção de flores.

Os representantes da equipe de Cooperativismo da Castrolanda apresentaram um pouco sobre a cooperativa agroindustrial e as ações das comissões e as mulheres e jovens cooperativistas das duas cooperativas trocaram experiências. A iniciativa de visitas a outras cooperativas faz parte do planejamento da área de Cooperativismo para aperfeiçoar cada vez mais as ações das comissões da Castrolanda.

Visita à uma produção de flores fez parte da programação.

Para a Tesoureira da Comissão Mulher Cooperativista, Thaina Sleutjes, a visita foi muito proveitosa. “Conhecemos uma cooperativa que produz algo diferente de nós e vimos que cada produtor pode se desenvolver. Mesmo em alguns casos produzindo o mesmo tipo de flores, eles conseguem cooperar e agregar mais valor um ao outro. Também foi muito importante saber que a nossa comissão é espelho para elas. Saímos com uma bagagem muito grande e vemos o quanto de informação podemos deixar para as outras mulheres”.

A Secretária da Comissão Jovem Cooperativista, Melanie van der Vinne, visitou Holambra pela primeira vez e destacou como foi a experiência. “A gente tem uma mentalidade muito voltada para os negócios da nossa cooperativa, e conhecer uma cooperativa de flores e em outro estado é algo diferente para nós, ver os desafios dos grupos de jovens e mulheres, que muitas vezes são os mesmos que nós temos. Assim como nós, eles também estão buscando trazer os jovens para a cooperativa. Com essas experiências, podemos crescer e ver a melhor forma de trazer esse grupo para os negócios e para a cooperativa”.

Visitas a outras cooperativas faz parte do planejamento das comissões da Castrolanda.

Bianca Machado – Comunicação Castrolanda