Colônia Castrolanda inaugura nova sede do Museu

Colônia Castrolanda inaugura nova sede do Museu

Por Associação de Moradores de Castrolanda
 
Uma nova edificação para o Museu será inaugurada amanhã, dia 30 de novembro, data em que a Castrolanda completará 65 anos. Representando a arquitetura de uma casa de fazenda (boerderij) característica da região de origem dos imigrantes holandeses, em que a residência e o celeiro ocupam a mesma construção, o imóvel fica ao lado do Memorial da Imigração Holandesa, na Colônia Castrolanda.
 
O novo espaço ampliará os serviços oferecidos pelo museu, que passará a possuir uma reserva técnica, área para tratamento técnico do acervo (higienização e documentação), área administrativa, sala de reuniões, ampla área de exposições, sanitários e espaço de acolhimento ao visitante. A nova estrutura qualificará o atendimento ao público valorizando a experiência dos visitantes.
 
O museu foi fundado em 1991 e ocupou a Casa do Imigrante Holandês até 31/08/2016. A transferência para nova sede obedeceu a um conjunto de procedimentos técnicos como a higienização do acervo, montagem da reserva técnica, pesquisa temática e do acervo, elaboração do projeto museográfico e expográfico, seleção do acervo e montagem da nova exposição. Este trabalho está sendo desenvolvido pela equipe do Centro Cultural Castrolanda com a coordenação da Viés Cultural: Museologia e Patrimônio.
 
A exposição apresentará os ambientes de uma casa de fazenda, com móveis e objetos das famílias de imigrantes contextualizando o modelo de residência que os mesmos possuíam na Holanda. Este modelo foi reproduzido na Colônia Castrolanda, na medida do possível, com emprego de materiais diversos encontrados em seu país de origem.
 
No espaço que representa o celeiro da edificação a exposição apresentará a trajetória da Colônia Castrolanda ao longo dos seus 65 anos. A história da comunidade será abordada em núcleos temáticos, promovendo reflexões sobre o processo imigratório ao Brasil e as bases que sustentaram a constituição da colônia (cooperativismo, religião e educação), enfocando aspectos específicos do cotidiano dos seus moradores. No Anexo à edificação, serão expostos tratores e implementos agrícolas que fizeram parte das técnicas de produção dos agricultores e pecuaristas da Castrolanda.

O investimento é uma iniciativa da Associação de Moradores de Castrolanda, Castrolanda Cooperativa Agroindustrial e Ministério da Cultura por meio dos projetos “Construção e equipagem do Museu Histórico de Castrolanda” e “Museu Histórico de Castrolanda: organização e difusão” que contou com recursos da Lei Rouanet de incentivo a cultura PRONAC 130429 e PRONAC 1411492, apoiados pelas empresas Tetra Pak, Fertipar, Banco ABC Brasil, BRDE, FMC, Alltech, Arysta e CRV Lagoa.
 
CENTRO CULTURAL CASTROLANDA – O Museu Histórico de Castrolanda além de valorizar a cultura e preservar a história vai atender o constante crescimento dos interessados no turismo técnico, cultural e rural. O Museu será uma das unidades do Centro Cultural Castrolanda que congrega também a biblioteca, a loja de artesanato Artelanda e o Memorial da Imigração Holandesa que ocupa o moinho De Immigrant, construído em 2001, com 37 metros de altura, com estrutura de madeira sem uso de pregos, que teve seu projeto assinado e executado pelo holandês Jan Heijdra, especialista em moinhos de vento, como homenagem aos imigrantes holandeses da década de 1950 que colonizaram a região. Desde a fundação, a obra já recebeu cerca de 82 mil visitantes e foi utilizado na realização de mais de 1500 eventos.