Castrolanda vence troféu A Granja do Ano 2016 na categoria Pecuária Leiteira

Castrolanda vence troféu A Granja do Ano 2016 na categoria Pecuária Leiteira

A Castrolanda recebeu o Prêmio A Granja do Ano 2016 na categoria Destaque Nacional em Pecuária Leiteira. Realizado pela Revista A Granja, a entrega aconteceu durante a Exposição Internacional de Animais, a Expointer em Esteio, no Rio Grande do Sul, na noite de 30 de agosto. Frans Borg, Diretor Presidente recebeu a homenagem entregue pelo Presidente da Farsul, Carlos Sperotto.

O troféu A Granja do Ano 2016/2017, premiou 27 categorias da agricultura e da pecuária do país. A Revista publicou um anuário com todos os vencedores e categorias. Confira a entrevista com o Presidente da Castrolanda, Frans Borg no anuário A Granja com os vencedores desta edição.
ENTREVISTA
 
  – Como o senhor avalia o desempenho da Castrolanda em 2016? Quais são as principais conquistas da cooperativa este ano? 
O ano de 2016 tem sido desafiador em função das condições econômicas, políticas e sociais em que vive o Brasil. A economia mundial também não está contribuindo para reduzir o encolhimento da economia do país. Particularmente temos novas operações que ainda não atingiram sua maturidade financeira econômica, o que é um desafio também. Nos lácteos saímos de uma condição de margens negativas ou estreitas para, repentinamente, preços altíssimos aos produtores, caracterizando assim a volatilidade desse mercado.
Nesse cenário de encolhimento da economia e instabilidades nós ainda cresceremos. Estamos aumentando nosso faturamento, carteira de clientes internos e externos, em negócios B2B e B2C. É fato que de forma prudente reduzimos os investimentos comparativamente aos anos anteriores, mas ainda estamos expandindo nossos ativos para agregação de valor a nossa produção agropecuária.
em sido um ano de consolidação das indústrias ligadas a intercooperação, operação conjunta Frísia, Castrolanda e Capal. As indústrias lácteas trarão ótimo resultado. O moinho de trigo atingiu seu ponto de equilíbrio. O frigorífico, que detém a marca Alegra, segue conquistando novos mercados e investindo no marketing para levar seus produtos ao varejo interno. Devemos comemorar a expansão de nossos negócios. Essa contribui para a sustentabilidade econômica das atividades de nossos cooperados, contribui para a sociedade em nosso entorno gerando empregos e ainda não comprometendo o meio ambiente.
 
– Quais são os projetos e/ou metas da Castrolanda para os próximos meses e para 2017? 
Temos negócios ainda por amadurecer, mas isso não impedirá que continuemos no processo de agregação de valor a produção de nossos cooperados, de geração de valor aos nossos cooperados. Teremos o lançamento do conceito Nova Pátria, uma loja através da qual nos comunicaremos diretamente com o cliente final. Estaremos no varejo aprendendo com as percepções dos clientes. Seguiremos continuamente na ampliação de nossos mercados. Esperamos mais um ano com aumento do faturamento, mas também do resultado. Assim sendo, poderemos seguir na avaliação e execução de novos investimentos. Quem irá alimentar mais de nove bilhões de habitantes que o Mundo terá em 2050? Queremos ser corresponsáveis nesse desafio.        
 
– Que ferramentas a Castrolanda vem utilizando para prosperar num momento como esse, em que o Brasil enfrenta instabilidades na política e na economia?
Tecnologia e Gestão. Tecnologia e Gestão nos trouxeram até aqui e poderão nos conduzir pelo futuro. Precisamos incrementar o processo de gestão nas propriedades de nossos cooperados uma vez que eles são os alicerces de tudo. Nossa assistência técnica deve incrementar ações nesse sentido. Promover o “benchmarking” na busca das melhores práticas. Na atividade leiteira fizemos o lançamento do Programa Gestão a Vista, uma iniciativa que valoriza o planejamento e o uso de indicadores de desempenho nas propriedades.
Internamente estamos pensando estrategicamente. Estamos revendo o Planejamento Estratégico em todas as Áreas de Negócios, Setores e Núcleos que temos na Castrolanda. É um processo exaustivo, de alto investimento, mas indispensável que seja feito com o engajamento dos colaboradores.
A implantação do Sistema de Gestão Integrado que fizemos está trazendo maior qualidade nos processos e produtos, incrementando ainda nossa sustentabilidade social e ambiental. Esse é o caminho. Foco nas pessoas e processos, com evolução também do foco nos produtos.  
 
 – Quais são os diferenciais da relação da Castrolanda com seus associados e quais os diferenciais do leite produzido pela cooperativa?  
A Castrolanda é uma cooperativa do segmento agropecuário que possui 849 produtores cooperados. Foi fundada em 1951 e a matriz está sediada em Castro, no Paraná. Com 2.304 colaboradores conquista cada vez mais espaço entre as maiores e melhores do país com unidades de negócios divididas em Operações (agrícola, carnes, leite, batata, feijão e corporativa) e a Industrial (carnes, leite, batata). É uma cooperativa que busca se adaptar aos movimentos de mercado, porém sempre de acordo com os interesses dos seus cooperados. O compromisso das áreas de negócios é o mesmo: coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados estando presente em todos os elos das cadeias produtivas e na agregação de valor através das indústrias com produção de marca própria bem como de terceiros, os quais contribuem para o desenvolvimento da representatividade no mercado.  Frente a essa estratégia de agregar valor, como base para contribuir com a sua longevidade, a Castrolanda reforça o seu papel de forma completa nas áreas de agroindustrialização, commodities, varejo e serviços. O desafio é agir com total postura empresarial mantendo-se como cooperativa. O crescimento tem sido contínuo e responsável e são as práticas de gestão as quais promovem esse desenvolvimento ao fomentar a redução de custos, melhoria dos seus processos, ganho de produtividade, otimização de recursos, material humano e maior percepção de segurança pelo consumidor. Tem entre seus principais valores a transparência, a qual gera a fidelidade do cooperado, tão importante para a manutenção dos negócios. Fazem parte dessas práticas de fidelização do cooperado o planejamento envolvendo as lideranças, discussão de orçamentos, definição de investimentos, apresentação de resultados e prestação de contas dos atos da administração. Fundamental também é o processo de comunicação que a cooperativa estabelece com os seus cooperados, o acesso instantâneo aos dados e informações de seus negócios online utilizando tecnologias, com foco em comunicação e mobilidade. A organização da cadeia como um todo, desde o antes da porteira até o varejo. Temos uma equipe técnica que foca os seguintes pontos: Qualidade do leite, produção e conservação de forragens, nutrição, gestão da propriedade, planejamento do crescimento e uso do crédito e melhoramento genético. Temos uma relação não maior que 35 produtores por técnico. Devemos destacar também a Sanidade Animal. O cooperado da Castrolanda tem toda uma estrutura para aumentar sua competitividade, acessando através dela crédito, tecnologia, produtos e serviços que facilitam a gestão do seu negócio e que minimiza os riscos em suas decisões. Ofertamos todos esses diferenciais, mas realmente a nossa diferença está na consciência de que Cooperado e Cooperativa são um conjunto e que o resultado da Castrolanda resulta do que cada um de nós fazemos, cooperados, colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores, intercooperação e outros “stakeholders”. Enquanto mantivermos isso teremos sempre um grande diferencial.
 
Sede: Castro/PR
Unidades: No Paraná em Castro, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Curiúva, Ventania. Em São Paulo em Itaberá, Angatuba, Paranapanema e no Rio de Janeiro em Macuco.
Volume de leite captado em 2015: 303.501 l/mil
Faturamento em 2015: 2,63 bilhões