Castrolanda mobiliza voluntários no Dia C

Castrolanda mobiliza voluntários no Dia C
????????????????????????????????????

O interesse pela comunidade é um dos princípios do cooperativismo. É do DNA das cooperativas contribuir e cuidar da sociedade que as cerca.  Esse cuidado fica mais evidente a cada ano através do Dia C- Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado do mês de julho. Em 2018, devido a realização da Copa do Mundo, a celebração do Dia de Cooperar aconteceu no último sábado de junho, dia 30.
 
Na Castrolanda foram desenvolvidas três ações. No período da manhã, os voluntários puderam escolher entre realizar a limpeza das margens do Rio Piraí, ou revitalizar a quadra de esportes, a horta e o cantinho da leitura da Escola Municipal Professora Relindes Capilé. Já no período da tarde, aconteceu ação de valorização da cultura holandesa, em que palestrou Maurício Louzada, um dos maiores palestrantes do país.

O movimento voluntário mobilizou cerca de 220 pessoas ao todo, 55 na ação de limpeza do rio, 60 na revitalização da escola e 109 na de valorização da cultura holandesa. A analista contábil, Jessika Valenga, que participou da atividade próxima ao Rio Piraí, conta que os voluntários encontraram muito lixo na estrada que liga a Unidade de Feijão e a Alegra, o trecho mais crítico do trajeto. Jessika revela que gostou muito de contribuir e que levou aprendizado para casa. “Temos que analisar os pontos críticos e arregaçar as mangas sem olhar, nem questionar, o que levou àquela situação. Observar o caminho de volta limpo é bonito e gratificante”, comenta.
               
Marina Bordin, gerente de Desenvolvimento Humano da Castrolanda, conta que as ações do Dia C deste ano foram definidas a partir das necessidades e do olhar da comunidade ao entorno da matriz. Marina, que também foi voluntária, acredita que essas ações propiciam um grande crescimento, não só ao olhar para o próximo que não tem condição, mas em termos de trabalho em equipe, de ouvir o outro. “É uma evolução tão grande para o ser humano que não tem preço. Às vezes você vai doar alguma coisa achando que está dando, e você recebe muito mais só de participar deste tipo de ação”, reflete. A gerente relata que o envolvimento e engajamento das pessoas superaram as expectativas e destaca a participação da alta liderança da Castrolanda nas ações.

A iniciativa, hoje promovida pelo Sistema OCB, começou em 2009 em Minas Gerais, e em 2015 tornou-se nacional com o propósito de estimular diferentes ações voluntárias nas cooperativas. Segundo a OCB, só no ano passado, mais de dois milhões de pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas de quase 1,6 mil cooperativas, desenvolvidas por mais de 120 mil voluntários, em todas as regiões do país. Iniciativas essas que estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030.

Itaberá I- Colaboradores da unidade de Itaberá I também realizaram ação voluntária do Dia C. Em parceria com as Cooperativas Sicredi e Capal, eles promoveram um arraiá e bingo para o Clube da Amizade da Terceira Idade de Itararé.