Castrolanda lança programa de segurança ‘Regras pela Vida’

Castrolanda lança programa de segurança ‘Regras pela Vida’

A abertura da edição de 2022 da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (SIPAT) na Castrolanda foi marcada pelo lançamento e assinatura dos termos de compromisso do programa Regras pela Vida. A iniciativa traz a criação de normas e diretrizes que deverão ser seguidas por todos os colaboradores para fomentar a cultura de redução de riscos nos ambientes de trabalho.

O programa foi apresentado pela coordenadora da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Cooperativa, Juliana Mendes. “Quando falamos sobre o assunto, não basta trazermos somente os procedimentos para serem seguidos. O que precisa motivar as pessoas a trabalharem com segurança é lembrar que elas precisam voltar bem para suas casas e suas famílias. Se este objetivo não é atingido, todas as regras vão por água abaixo”, disse.

As Regras pela Vida são normas invioláveis e inegociáveis para trabalhar em segurança dentro e fora dos ambientes da Cooperativa. As diretrizes foram criadas com base nos trabalhos mais críticos da Castrolanda e foram estabelecidas por um grupo multidisciplinar com a participação de membros de todas as áreas de negócio.

São seis normas ao todo, que norteiam todo o trabalho com segurança: (1) toda atividade que envolva risco deve ser devidamente sinalizada e isolada com materiais adequados; (2) todo acidente de trabalho deve ser comunicado; (3) é proibido executar atividades críticas de alto potencial sem autorização e treinamentos específicos; (4) é proibido adulterar sistemas de segurança de máquinas e equipamentos; (5) é proibido intervir em máquinas ou equipamentos em movimento; e (6) é proibido utilizar máquinas e equipamentos de transporte ou de cargas para outros fins.

Durante a abertura da SIPAT, realizada na segunda-feira (21), os membros do Colegiado Gerencial da Castrolanda assinaram um termo de compromisso referente às Regras pela Vida. O mesmo documento será assinado por todos os cerca de 3,8 mil colaboradores durante os treinamentos, que seguirão até o dia 31 de março de 2023. As normas passam a ter vigência em 3 de abril de 2023.

Diretor Executivo, Seung Lee reforça que as regras precisam ser lembradas todos os dias para que se torne um hábito e uma questão enraizada na cultura da Cooperativa. “O compromisso precisa vir de todos os colaboradores – e é importante deixar claro que a gestão de consequências não é uma questão punitiva. Elas servem para fazer com que todos fiquem sempre alertas para que as regras sejam lembradas todos os dias. Os acidentes acontecem em momentos de maior distração, quando acreditamos que temos domínio sobre aquela situação e acabamos por realizar uma tarefa sem prestar atenção naquilo”, contou.