Castrolanda lança edição de 2022 do Clube de Bezerras com novidades no projeto

Castrolanda lança edição de 2022 do Clube de Bezerras com novidades no projeto
No evento, crianças tiveram contato com as bezerras

Com o objetivo de estimular a sucessão familiar nas propriedades, a Área de Negócios Leite da Castrolanda desenvolve, há mais de 40 anos, o Clube de Bezerras, projeto que incentiva crianças e jovens a participarem da atividade leiteira. No último sábado (12), a área realizou o lançamento da edição de 2022 do Clube em um evento na Cidade do Leite.

No encontro, as crianças e jovens conheceram um pouco mais sobre o Clube e as mudanças para este ano, ouviram relatos de cooperados que já fizeram parte do projeto, participaram de uma gincana educativa sobre produção de leite com empresas parceiras da Cooperativa e tiveram contato com as bezerras.

Projeto incentiva crianças e jovens a participarem da atividade leiteira

O cooperado e membro do Comitê de Bovinocultores da Castrolanda, Reynold Groenwold, participou do Clube antes de se tornar produtor e reforçou o aprendizado que o projeto proporciona às crianças. “Eu comecei desde novo na fazenda, sempre estive no meio dos animais. A atividade leiteira atravessa gerações e a gente tenta dar esse apoio para as crianças para que elas saibam como é produzido o leite e todo o esforço dos produtores. A Castrolanda é referência Brasil afora e, com esse projeto, incentiva os futuros bovinocultores ou até mesmo os futuros técnicos”.

Reformulação do projeto

As novidades do Clube de Bezerras para este ano são o aumento da faixa etária – de 6 a 16 anos, que agora estão divididas nas categorias Mirim – 6, 7 e 8 anos, Infantojuvenil – 9, 10 e 11 anos, Junior – 12, 13 e 14 anos e Sênior – 15 e 16 anos; a modalidade Prata, que possibilita a apresentação do animal somente na propriedade, enquanto a Ouro é para apresentação também na pista de julgamento do Agroleite; e a abertura para inscrições de filhos de colaboradores da Cooperativa e das propriedades e de famílias da comunidade.

Reformulação do Clube visa incluir cada vez mais crianças no projeto

A Analista Técnica da Área de Negócios Leite da Castrolanda, Cibelli Neufeldt, conta que a adesão ao projeto está sendo maior em 2022. “Nós nunca tivemos tantas crianças como esse ano. Eu acredito que é em virtude da reformulação. Além de aumentarmos a faixa etária, com a possibilidade de apresentar na propriedade, também reconhecemos o esforço das demais crianças que acabam não participando na pista de julgamento. Nossa reformulação completa será lançada oficialmente no Agroleite 2022 com ainda mais novidades”.

O Gerente Executivo de Negócios Leite, Eduardo Ribas, explica que o Clube de Bezerras vai de encontro com o slogan da área para este ano: ‘O Melhor Leite do Mundo’. “Nós falamos muito para as nossas crianças que o leite é bom, tem proteína e energia e auxilia no crescimento. Mas, quando somos adultos, vemos que o leite dá emprego, ajuda as pessoas e movimenta a economia. Então, a reformulação do Clube é para incluir cada vez mais crianças e para que todas elas conheçam esse ciclo do leite”.

Para o Coordenador da Assistência Técnica da área, Marcos Koch, o desafio é proporcionar as crianças um evento com algo que faz parte da rotina da propriedade, que é a criação das bezerras. “As crianças se sensibilizam bastante com os animais e nós vemos isso de uma forma muito positiva. Com a reformulação, o nosso principal objetivo é fazer com que toda a sociedade conheça um pouco mais sobre a atividade leiteira e que tenha uma valorização maior sobre como são produzidos os alimentos no Brasil, em especial, o leite, um alimento tão importante para a vida das crianças.”

Além do contato com o animal, crianças e jovens também participaram de uma gincana educativa sobre a produção de leite

Próxima etapa

Após o lançamento, o Clube entra na etapa das visitas nas propriedades para acompanhamento do cuidado das crianças com os animais. A apresentação final ocorrerá durante a programação do Agroleite, que ocorrerá de 16 a 20 de agosto de 2022.

Bianca Machado – Comunicação Castrolanda