Foi aberta hoje (18/05) a Campanha de Coleta de Resíduos de Saúde Veterinária. Os pontos de coleta estão distribuídos em diversas regiões das Unidades da Castrolanda. Essa tem campanha faz parte do calendário de ações ambientais da Castrolanda já há alguns anos e a iniciativa tem apoio das áreas de Meio Ambiente, Suinocultura, Bovinocultura e Loja Agropecuária em parceria com a empresa Atitude Ambiental.
OBJETIVO – O objetivo da Campanha “Coleta Responsável” é de criar condições aos cooperados de fazer a destinação ambientalmente correta dos seus resíduos de saúde veterinária. “A cada ano tem aumentado significativamente a participação dos nossos cooperados e temos feito um trabalho de conscientização e atuado cada vez mais não somente na Matriz mas também próximo de nossas unidades para que a participação e envolvimento na Campanha seja cada vez maior por parte do nosso cooperado”, disse o coordenador das Lojas Agropecuárias Jocenei Risden.
PONTOS DE COLETA – A Campanha teve início na Matriz, com o ponto de coleta na Unidade de Produção de Novilhas (UPN) das 13h às 15h e na Igreja de São Sebastião, no Maracanã das 16h às 17 horas. Amanhã (19/05) na Igreja do Abapan, das 08h às 09h e na Igreja do Socavão das 10h às 11h30. No período da tarde na Escola das Pedras das 15h às 16horas. Na quarta-feira (20/05) a coleta será feita no Recanto das Brotas em Piraí do Sul, das 8h30 às 9h30. Depois segue na Igreja da Ressaca das 10h às 11h e no período da tarde na Igreja dos Agostinhos em Castro, das 13h às 14h. Na sequencia será feita na Igreja do Tronco, das 14h30 às 15h30 e encerra na Igreja Catanduva em Carambeí das 16h às 17h.
PROCEDIMENTO – Para participar da Campanha o produtor deve separar o material por classe (Biológico, Químico, Perfurocortante) e acondicionar corretamente nas bombonas. O envio para descarte correto deve ser somente de resíduos de saúde animal. O produtor também deve guardar a documentação fornecida pela empresa Atitude, para se necessário apresentar aos órgãos oficiais. É importante respeitar e cumprir o cronograma de recolhimento e comunicar qualquer eventualidade que ocorra durante o processo. “Daremos todo o suporte necessário ao produtor, muitos ainda não sabem como proceder com esse material na propriedade e nós estamos à disposição para auxiliar e assim evitar que a propriedade em caso de fiscalização fique exposta e também mais que isso envolver o cooperado dentro das boas práticas da Cooperativa”, finaliza Risden.