Castro mantém liderança na produção de leite no Brasil

Castro mantém liderança na produção de leite no Brasil

Notícia publicada originalmente em: Folha de Londrina.

Entre os 5.502 municípios brasileiros que apresentaram alguma produção de leite em 2021, a liderança continua com Castro (PR), na região dos Campos Gerais, com 381,7 milhões de litros, um acréscimo de 4,9% em relação a 2020.

Dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Carambeí (PR) ficou em segundo lugar, com 227,8 milhões de litros. O terceiro foi Patos de Minas (MG), 206 milhões de litros (leia mais no quadro).

Thiago De Marchi, médico-veterinário do Deral (Departamento de Economia Rural), órgão ligado à Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado), explica que a especialização e a tecnologia são ingredientes que colocam Castro no topo do ranking nacional.

“Outra contribuição é que o município tem um perfil diferente do restante do Estado, concentrando propriedades maiores, mais profissionalizadas e mais produtivas, o que gera uma maior capacidade de investimento”, pontua.

[…]

Quando se fala de leite em Castro, impossível dissociar da Cooperativa Castrolanda, que conta atualmente com mais de 1.150 cooperados. Somente no ano passado, a cooperativa produziu 435,5 milhões de litros de leite.

Clique e confira o material na íntegra.