Boas práticas ambientais- Castrolanda premia projetos de escolas municipais

Boas práticas ambientais- Castrolanda premia projetos de escolas municipais
????????????????????????????????????

Em 21 de setembro comemoramos no Brasil o Dia da Árvore. A data é dedicada para a conscientização sobre a importância da preservação desse bem tão valioso para a vida no planeta. Preservá-las é uma das maneiras de cuidar do meio ambiente que nos cerca e nos fornece água, alimento e oxigênio.
Esse dia especial foi escolhido pelo setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente-SSMA da Castrolanda para a entrega do troféu “Escola que coopera com o Meio Ambiente”. A premiação integra o Programa de Boas Práticas Ambientais que visa reconhecer, estimular e incentivar projetos desenvolvidos nas escolas do município com foco em sustentabilidade.

Representantes das Escolas Municipais José Nery Carneiro de Nápoli, Jardim Bela Vista, Guararema, Rural da Estação do Tronco e do Campo de São Sebastião enviaram projetos esse ano e os apresentaram antes da premiação. As atividades nas escolas envolveram diretamente 420 crianças em ações que visam despertar a compreensão da necessidade de destinar corretamente do lixo, reciclar materiais, cuidar do solo e da água.

O Coordenador da Área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Francis Grigolo, elogiou os trabalhos e incentivou a continuidade junto às crianças. Grigolo ressaltou que as apresentações nos despertam para situações que muitas vezes não damos a devida importância no dia a dia, oportunizando assim uma troca saudável. “Saibam que o trabalho de vocês é muito importante e causa grande impacto na vida das crianças, é onde começa a transformação”, disse o coordenador para as professoras presentes.

A Secretária Municipal de Educação, Rejane Nocera, relatou sobre o seu orgulho em fazer parte da rede municipal de ensino de Castro, agradeceu a parceria e comprometimento da Castrolanda em ações como essa e parabenizou todas as escolas pelos projetos desenvolvidos. “O que mais me encanta na rede municipal de Castro é que as escolas arregaçam as mangas e fazem acontecer mesmo diante das dificuldades”, declarou Rejane.

Os projetos passaram por avaliação de uma comissão julgadora que definiu os três primeiros colocados. Em terceiro lugar ficou a escola José Nery, em segundo a escola da comunidade de São Sebastião e, em primeiro lugar, ficou o projeto “Água- Nosso bem mais precioso” elaborado pelas professoras Rosecléia Ferreira e Daiana Menarim na escola do Guararema. Daiana relata que a ideia surgiu em 2015 para conscientizar os alunos da importância da água, visto que, naquele ano, grande parte do território brasileiro sofreu com a seca e falta de chuva.

A importância da água ficou ainda mais evidente no dia em que ocorreu o rompimento do cano que abastece o terreno em que ficam a escola municipal, escola estadual, e os postos de assistência e de saúde da região. A experiência motivou a construção de cisterna de captação da água da chuva que é utilizada para limpeza dos banheiros, pátios e salas de aula, o que auxilia na economia e preservação desse bem tão indispensável.