Aprovado PL que confere a Castro o título de Capital Nacional do Leite

Aprovado PL que confere a Castro o título de Capital Nacional do Leite

A CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira 22 o Projeto de Lei № 3931/2012 de autoria do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), que confere ao Município de Castro, no Estado do Paraná, o título de "Capital Nacional do Leite". O Projeto teve aprovação conclusiva pela CCJC, o que significa que não precisa passar pelo Plenário da Câmara para discussão, sendo enviado à mesa Diretora que o encaminhará ao Senado da República.
 
Destaque – Castro há muitos anos é conhecida pelo destaque na produção de leite e isso vem aumentando ano a ano, chegando a ser o maior produtor de Leite do País, produzindo em torno de 230,7 milhões de litros/ano (2013), o que é decisivo na segunda posição ocupada pelo estado do Paraná em nível nacional, atrás apenas de Minas Gerais. A região de Castro concentra a atuação das três principais cooperativas produtoras de leite do Estado do Paraná – Castrolanda, em Castro, a Batavo em Carambeí, e a Capal, de Arapoti.
 
Precursores – “Os produtores de Castro são precursores em tecnologia, e a qualidade do produto está acima da média nacional. Além disso, a maneira como o leite é captado, a forma como é realizado o transporte e o armazenamento são detalhes de operacionalização que fazem a diferença”, diz Serraglio, enaltecendo o brilhante trabalho das cooperativas do setor.
 
Apoio – O deputado lembrou que sua iniciativa com o Projeto de Lei teve apoio do então prefeito Moacyr Fadel e do presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg. (Assessoria de Imprensa do deputado federal Osmar Serraglio)