​Agroleite 2018 homenageia Castro e a atividade leiteira

​Agroleite 2018 homenageia Castro e a atividade leiteira

Antes mesmo de o sol nascer, é preciso ir ao trabalho. A ordenha não pode esperar. A tarefa exige sensibilidade, paciência, atenção e cuidado, para que as vacas desempenhem todo o seu potencial produtivo. A rotina é a mesma todos os dias, e o ofício não acaba quando termina. É preciso higienizar o ambiente para a próxima ordenha, e assim a cada vez. A atividade leiteira não para. Se não é na ordenha, é observando os animais, ofertando alimentação, cuidando da saúde daqueles que não estão bem. Todos os dias, seja domingo, seja feriado.

Para atuar na pecuária de leite é essencial o amor, profissionalismo, dedicação, e é essa atividade, muitas vezes árdua e cansativa, que trouxe um importante reconhecimento para o município de Castro. Através da Lei Federal nº 13.584, Castro tornou-se oficialmente a Capital Nacional do Leite, e este é o tema do Agroleite 2018. É a vitrine da cadeia do leite na Capital Nacional do Leite.

Para a Cooperativa Castrolanda, organizadora do evento, é um orgulho participar deste momento e fazer parte desta história, pois a formação da cooperativa se deu através da pecuária leiteira, com a vinda de 46 famílias de imigrantes holandeses, que trouxeram cerca de 1.200 cabeças de gado.  O presidente da Castrolanda, Frans Borg, comenta que a produção de leite em Castro tem características muito particulares. “Os altos índices de produção e qualidade do leite são resultado de um trabalho de excelência desenvolvido pelos produtores castrenses. Eles se comprometem com a atividade e investem em tecnologia, melhoramento genético e profissionalização de suas propriedades. A homenagem ao trabalho que eles executam é mais que merecida”, comenta o presidente da Castrolanda.

Neste ano, o Agroleite acontece entre os dias 14 e 18 de agosto na Cidade do Leite e no Parque de Exposições Dario Macedo. O evento traz, além de uma vasta área comercial, o conhecimento e a troca de experiências nas palestras e fóruns técnicos. Ronald Rabbers, membro do Comitê de Bovinocultores da Castrolanda, conta que retornam para a programação o Torneio Leiteiro, agora com competições que envolvem volume e aproximação, e o Seminário Internacional, com apresentação dos melhores conteúdos para atualização profissional tanto dos produtores como para técnicos da atividade leiteira.

A novidade da edição é a Trilha do Leite. Os visitantes conhecerão, através de pequenas palestras em estações, o caminho do leite, desde a criação da bezerra até a industrialização do produto. As apresentações serão diárias, em determinados horários da programação geral e para um número determinado de pessoas. Na pista de julgamento da Arena Agroleite, serão apresentados animais das Raças Holandesa Preta e Branca e Vermelha e Branca e também da Raça Jersey. O ponto alto é a escolha da Vaca do Futuro e da Campeã Suprema.

A cerimônia de entrega do Troféu Agroleite também gera muita expectativa. Marcada para às 20 horas da quarta-feira (15/08), a solenidade reconhece os destaques do ano anterior em 18 categorias, como genética, nutrição, medicamentos, forragens, sementes, associação de produtor, técnico do ano e agente financeiro.  Os finalistas são as três empresas que mais receberam indicações em votações na internet.

O evento conta com o apoio institucional da Prefeitura de Castro, Fundação ABC e das Associações das Raças Holandesa e Jersey. É patrocinado na cota Diamante pela Nutron, Tetra Pak, Italac, MSD Saúde Animal e Caixa Econômica Federal. Na cota Ouro recebe a chancela da DuPont Pioneer, Sicredi, Irrigabrasil, Select Sires, Phibro e Calpar, e na cota Prata conta com o patrocínio do BRDE, Elanco, Atlântica Sementes, Banco do Brasil, Copel Telecom, New Zealand Trade e Enterprise, Ceva, Allflex, Coonagro, PGG Wrightson Seeds, Vallée, Fertilizantes Castrolanda, Brandt e Cescage Genética.

Para conferir a programação completa e fazer as inscrições para os eventos basta acessar www.agroleitecastrolanda.com.br. A entrada no evento é gratuita.