SGI: iniciativa visa a gestão para qualidade e competitividade

SGI: iniciativa visa a gestão para qualidade e competitividade

Melhoria de Processos, Pessoas e Produtos, proteção da marca, redução de riscos, mudança de comportamento. As transformações da cooperativa e a necessidade de estar aberta a mudanças.

:: Por Leila Gomes

Um novo ciclo em direção as melhores práticas de gestão é implantado na Castrolanda. O SGI: Sistema de Gestão Integrada. A iniciativa prevê um modelo voltado para a qualidade que combina processos, procedimentos e práticas utilizadas na Cooperativa.

OBJETIVO – O Sistema de Gestão Integrada da Castrolanda tem por objetivo prover um modelo eficaz que possa ser integrado a outros requisitos da gestão e a manutenção do crescimento. A integração é o ponto-chave na gestão da organização: qualidade, meio ambiente e segurança. As estruturas das normas de cada área são semelhantes e se fundem num único modelo de gestão. A necessidade surgiu a partir da busca por metodologias que possam promover a sustentabilidade dos investimentos. O SGI dentro do planejamento estratégico da Cooperativa padroniza as atividades, o desenvolvimento dos colaboradores, melhora os processos operacionais e permite maior visibilidade para as ações estratégicas nas tomadas de decisões da Diretoria.

INÍCIO – O pontapé inicial foi dado no ano passado nas áreas de negócios Agrícola, Carnes e Leite. Os primeiros treinamentos, reuniões com a consultoria, mapeamentos de processos, adequações, elaboração de procedimentos, etapas iniciais do SGI, foram conduzidos internamente com a equipe de colaboradores. "Foi uma etapa importante, um momento em que muitos colaboradores puderam rever suas atividades, forma de execução e analisar o desempenho, também padronizar e propor algumas melhorias em busca de resultados, redução de perdas e produtividade, sem acidentes, com qualidade e os olhos atentos ao meio ambiente", disse o analista da qualidade da Castrolanda Jonathan Roque Mendes de Souza.

EQUIPE – O analista da qualidade relata que a implantação e a manutenção do SGI na Cooperativa serão amplas e devem passar por todos os níveis da Castrolanda. A equipe do SGI na Castrolanda é formada pelos facilitadores de cada área que compõem: Colaboradores (pessoas que serão peças chaves neste processo), os quais darão suporte na implantação; Comitê SGI – Analista de Qualidade Jonathan Souza, Engenheiro de Segurança Francis Grigolo, Inspetor de Qualidade Diego Cruz, Assistente de Qualidade Danielle Essig e Everton Cruz; Staff do Comitê do SGI – auxiliam nas análises da implantação, formado pelo Coordenador GP Amilton Pires Ribas e Assessora Ambiental Patrícia Lucena Caron; Diretoria Executiva: responsável pelas diretrizes para a implantação; Colaboradores em geral. "A política do SGI visa demonstrar o compromisso da organização perante seu sistema de gestão com todas as suas partes interessadas. Por isso será amplamente implementada, comunicada em todos os níveis da cooperativa", ressalta.


Para Francis Eduardo Grigolo, integrante do comitê SGI e engenheiro de segurança da Castrolanda, o desafio de integração das áreas na implantação do sistema é perfeitamente 

compatível. "Quando falamos em Gestão Integrada, analisamos os processos específicos de cada área de negócio, os impactos que podem gerar (ambientais, segurança e saúde no trabalho e qualidade) e definimos as tratativas, considerando os requisitos do cliente e legais. Portanto o padrão é na analise e gestão dos riscos, respeitando sempre as particularidades do processo, das diferentes áreas", explica o engenheiro de segurança.

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL – Para o gerente de negócios leite, Henrique Costales Junqueira o SGI é uma oportunidade de organização para o crescimento sustentável. "É impressionante o crescimento da Castrolanda nos últimos oito anos, só conseguiremos manter o ritmo se adotarmos práticas que garantam a qualidade de nossos serviços e produtos, mas que também nos mantenham em equilíbrio com a sociedade e o meio ambiente. Para atender esse objetivo desafiador, crescer, contribuir com a sociedade e proteger o meio ambiente, precisaremos definir o que fazer e como fazer, treinar as pessoas para isso e monitorar nossas ações. O SGI é um caminho sem volta e sem fim, deveremos incorporar o SGI em nossa cultura corporativa, fazer cada dia melhor, contribuir cada dia mais. Na área de negócios Leite teremos uma pessoa nos apoiando nesse processo, teremos também para atendimento dos nossos cooperados o núcleo Garantia da Qualidade e Medicina da Produção, pessoas que ajudarão na sustentabilidade da produção leiteira de nossos cooperados. Nós já temos a excelente experiência do boas práticas na fazenda (BPF), sabemos como a organização, capacitação das pessoas e o monitoramento das ações contribuem com os nossos resultados. O SGI está perfeitamente alinhado com o que esperamos de nós mesmos e com o que esperam os nossos clientes e as comunidades em nosso entorno", esclarece o gerente.

Vantagens de Implantar SGI
Proatividade
– Identificar eventuais desvios que ocorram no desempenho das atividades e, assim, tomar as providências com ações imediatas para mitigar e/ou eliminar o problema, bem como propor ações corretivas através da investigação de causas de modo a evitar sua recorrência.
Transparência – O controle dos processos por meio de registros, processos sempre gerenciados e monitorados através de auditorias internas.
Decisão com base em fatos e dados – Utilização de indicadores que permitem avaliar o desempenho de cada área, de forma preventiva, baseada em fatos e dados.
Foco em resultados – Orientação para resultados que sejam relevantes para todas as partes interessadas, de acordo com as diretrizes da alta Administração, demonstrando constância de propósitos e visão sistêmica.
Financeiro – Financeiramente o retorno de uma implementação podem ser divididos em mensuráveis e imensuráveis:
Mensuráveis – como exemplificado no gráfico1, são passíveis de serem medidos, é o exemplo das reduções de perdas, ganho de produtividade, redução de retrabalho, redução de acidentes, por consequência, afastamentos, desenvolvimento de novas técnicas e ecoeficientes, etc.;
Imensuráveis – como mostrado no Quadro 1, são ganhos financeiros incalculáveis, é o exemplo da satisfação de um cliente que recomenda o produto, serviço e /ou empresa para muitas outras pessoas que são potenciais clientes e/ou parceiros da organização, imagem dos produtos e da marca que não tem como serem calculados.

TENDÊNCIA MUNDIAL
O número de empresas que adotam a certificação ISO 9001 tem crescido  mundialmente, conforme pesquisas do número de empresas certificadas a partir de 2000 até 2012. A China hoje é o país com maior número de certificações mundiais, reflexo de sua forte industrialização. No Brasil o cenário não é diferente, a "corrida" das empresas pela implementação de um sistema de gestão da qualidade para busca maior competitividade de seus processos e a melhoria contínua de seus produtos e serviços.

O engenheiro de segurança da Castrolanda acredita no SGI como ferramenta para o crescimento das organizações, principalmente para a continuidade e a constante evolução dos negócios a longo prazo. "Uma das ferramentas apontadas pelo mercado, diga-se, é o nosso norteador, é o Sistema de Gestão Integrada. Observo que pela dimensão da Cooperativa e pelo mix de produtos, áreas de atuação e mercados que atua e pretende atuar, chegou o momento de avançar na padronização das operações, na gestão dos riscos inerentes as suas atividades, focada a gerar sustentabilidade (financeira, social, ambiental e operacional) de seus processos", disse Grigolo.


O que é ISO e OHSAS
ISO (International Organization for Standardization) é a sigla para "Organização Internacional de Normalização", é a maior desenvolvedora mundial de normas internacionais voluntária, com sede em Genebra, na Suíça, foi criada em 1946 e atualmente esta presente em cerca de 160 países. OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Services) é a sigla para Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional, trata-se de uma Norma Britânica de reconhecimento mundial.

A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio, auxiliando as empresas a quebrar as barreiras internacionais, promovendo boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, ajudando a tornar a indústria mais eficiente e eficaz, além de disseminar conhecimentos. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9001, para gestão da qualidade, e a ISO 14000, para gestão do meio ambiente. Quanto à OHSAS, muitas organizações estão implementando um Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional como parte de sua estratégia de gestão de riscos para lidar com mudanças na legislação e proteger seus colaboradores. A OHSAS 18001 promove um ambiente de trabalho seguro e saudável através de uma estrutura que permite à sua organização identificar e controlar consistentemente seus riscos à saúde e segurança, reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.

Definição SGI – O SGI Castrolanda busca evidenciar as melhores práticas em nossos setores, sejam elas com foco em Qualidade, Meio Ambiente, Saúde ou Segurança no Trabalho, setores tanto produtivos, como de atendimento ou industriais, ele integra as diversas áreas da Cooperativa, promove a melhoria contínua e fomenta o benchmarking interno entre os nossos processos. Um SGI bem implementado e maduro é mais do que adequação de processos às referidas normas, é mudança de comportamento de seus diversos públicos, colaboradores, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços para cooperados, comunidade e visitantes, direcionando seus olhares para redução de perdas, ganho de produtividade, melhora nos atendimentos, redução de riscos (ambientais/ acidentes), etc. podendo assim agir preventivamente, atendendo as necessidades de seus diversos públicos e agregando ainda mais valor à suas atividades.

DIRETRIZES PARA O SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA CASTROLANDA

Para assegurar a plena implementação e manutenção do Sistema de Gestão Integrada a Alta Direção da Castrolanda estabelece e
comunica as seguintes diretrizes:

Os treinamentos, ações educacionais e atividades que visem capacitar  os colaboradores quanto à questões de Qualidade, Saúde e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, devem acontecer permanentemente. As atividades somente devem ser executadas por pessoas capacitadas e habilitadas;

O desempenho em Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SGI) deve ser acompanhado quantitativa e qualitativamente e deve melhorar consistentemente, tendo os requisitos legais como patamar mínimo de desempenho e os padrões internacionais como referência;

O gerenciamento dos processos e das mudanças deve primar pela prevenção de toda e qualquer perda, seja ela humana, ambiental, material e pela melhoria contínua das condições das instalações;

Todos os incidentes/acidentes (do trabalho, ambientais, doenças ocupacionais e de Qualidade) são objeto de análise e investigação. Os planos de ação ou medidas de correção dos desvios comportamentais devem ser priorizados por parte dos gestores de área;

Ações de promoção da saúde, segurança e meio ambiente fora do trabalho são tão valorizadas quanto à praticas internamente praticadas;

O trabalho é considerado adequado quando executado em observância aos procedimentos do SGI. É assegurado aos colaboradores o direito de recusa, caso não esteja em conformidade aos procedimentos seguros. Todos os envolvidos devem seguir as regras estabelecidas nos procedimentos operacionais;

As questões de SGI devem ser consideradas no relacionamento com todas as partes envolvidas nas nossas operações;

O SGI deve funcionar como sistema integrado, envolvendo os profissionais de saúde, segurança no trabalho, meio ambiente, qualidade, a CIPA, os líderes e os trabalhadores;

Em todas as mudanças (concepção, análise de projetos, construção, aquisição de equipamentos ou reforma), deverá ser requerida a participação / análise dos profissionais de SGI;

A gestão dos prestadores de serviços deve seguir o procedimento específico, independentemente do tempo do serviço a ser prestado;

A Alta Direção da Castrolanda delega ao seu corpo Técnico de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade a autoridade para atuar preventivamente e/ou reativamente sobre quaisquer ocorrências as quais possam representar em riscos de acidentes, incidentes, desvios, impactos ambientais, infrações ou que afetem a qualidade de seus produtos e/ou serviços, bem como situações onde seu efeito possa levar a exposições da imagem da Cooperativa, assegurando-se que sejam utilizadas as ferramentas administrativas, técnicas e legais;

Toda e qualquer intervenção no processo, eventualmente necessária, por parte do corpo Técnico de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade deve ser compartilhada com o responsável da área em questão e se necessário comunicada aos demais níveis hierárquicos da CASTROLANDA.
 

POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
A Castrolanda Cooperativa que atua no segmento do Agronegócio e Agroindustrial reconhece que, estar na vanguarda da Gestão da Qualidade, Saúde e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente é fundamental para manter seu desenvolvimento sustentável. Desta forma compromete-se a:
– Produzir e prestar serviços com foco na Qualidade e Satisfação de seus Cooperados e Clientes;
– Melhorar continuamente o desempenho do Sistema de Gestão Integrada, através da conscientização e participação de seus Colaboradores, Cooperados e Terceiros;
– Promover um ambiente propício para treinamento, desenvolvimento e valorização de seus colaboradores;
– Garantir o atendimento às legislações e normas ambientais aplicáveis, prevenindo poluições e impactos ambientais;
– Garantir o atendimento às legislações e às normas aplicáveis de saúde e segurança no trabalho assegurando a prevenção de lesões e doenças ocupacionais.

ESPAÇO QUALIDADE
Em 2014 teremos muitas iniciativas que fazem parte do processo de implantação. As novidades vocês poderão acompanhar no Castrolanda Notícias ou pelos diversos meios de comunicação da Castrolanda.
Em janeiro integraram ao time do SGI os colaboradores Everton Cruz, Danielle Essig que serão os analistas do SGI atuantes nas Unidades de Negócios Feijão / Batata e Leite / Carnes, respectivamente. Já começamos com o pé direito, quando no início de janeiro a Diretoria Executiva aprovou a Política e as Diretrizes do SGI as quais demonstram o apoio na implantação e o querer da Castrolanda na busca por melhores práticas de gestão.
A partir de fevereiro a Política e as Diretrizes do SGI serão formalmente apresentas e amplamente divulgadas em todas as áreas ao longo deste ano, por meio de banners nas áreas, treinamentos, reuniões e mídia eletrônica, etc. alinhando assim todos os colaboradores com os objetivos da Castrolanda. Paralelo às ações de divulgação, continuaremos nas áreas as adequações de procedimentos, elaboração de novos e revisão dos existentes, implementação de procedimentos padrões e muitos treinamentos voltados para conscientização de Segurança, cuidados com Meio Ambiente e Qualidade de produtos e serviços.
Reservamos ainda uma campanha especial que leva o slogan "SGI é você quem faz", uma campanha que envolverá a todos e demonstrará como o SGI pode ser descomplicado e efetivo quando compramos essa ideia e fazemos a nossa parte.
Em parceria com a Assessoria de Comunicação a equipe do SGI Castrolanda estará também no Agroleite e conduzirá ações de conscientização voltadas para segurança no trânsito e no trabalho, preservação do meio ambiente e uso eficiente de recursos, qualidade no atendimento e na produção, além de palestras e fóruns sobre o tema.

ENTREVISTA

Marco por que a Castrolanda decidiu investir em gestão, “especificamente no SGI”?

A Castrolanda vem se tornando uma empresa cada vez maior, crescendo em um ritmo forte dentro de um ambiente cada vez mais exigente e competitivo. A qualidade dos produtos e processos são reconhecidos por muitos dos nossos clientes e pelo mercado em geral. Nos resultados das pesquisas que anualmente realizamos, sempre fica patente a credibilidade construída nos últimos 60 anos e reconhecimento dos nossos parceiros. Pelo aumento e complexidade dos negócios, precisamos melhorar os nossos serviços prestados aos cooperados e clientes, investindo no conceito conhecido por SGI (Sistema de Gestão Integrada) das áreas de meio ambiente, qualidade e segurança, em direção à sustentabilidade como estratégia geral definida no nosso plano estratégico.

Quando decidimos adotar o conceito, logo percebemos que precisávamos criar uma estrutura específica de gestão, capaz de dar vasão aos programas, envolvendo o planejamento estratégico, conhecimento multidisciplinar, identificação de todos os processos da organização, dos impactos e riscos pertinentes à todas Unidades Estratégicas de Negócios da Castrolanda, em atendimento ao conjunto de normativos aplicáveis envolvendo as áreas de meio ambiente, qualidade e segurança. O conceito visa integrar a gestão dessas áreas que estão intimamente ligadas umas às outras. Não há como falar em qualidade sem falarmos de segurança dos colaboradores, assim como não há como se falar em processos de qualidade que não respeitem as boas práticas sustentáveis de meio ambiente.

Assim, obtivemos o apoio indispensável da Diretoria no sentido de criarmos uma estrutura composta por especialistas destas três áreas, analistas de SGI, distribuídos entre as áreas de negócios, auditoria e consultoria especializada na matéria, a fim de buscarmos o sucesso do processo. O SGI é um conceito adotado por empresas de padrão mundial, que visa moldar a cultura da excelência em gestão empresarial.

O SGI contempla ações em todos os níveis da Cooperativa. Como vai ser a participação da Diretoria nesse processo?
A gestão do SGI contempla ações em todos os níveis, estratégico, tático e operacional. Todo o programa depende do engajamento da alta administração, da sua disponibilidade, dos seus exemplos no dia a dia da empresa e do rigor às cobranças de atendimento aos requisitos dos normativos. Nesse sentido temos levado e discutido assuntos pertinentes à matéria, com a compreensão e apoio total da Diretoria Executiva que está participando ativamente do processo. Pretendemos desenvolver o projeto também a nível de Conselho de Estratégico, tendo em vista que este programa vai provocar mudanças significativas nos nossos normativos internos e por conseguinte no relacionamento com os cooperados, cultura da empresa, relacionamentos com os associados, clientes, fornecedores e demais parceiros da cooperativa.

O tempo de duração de implantação do sistema sabemos que vai 2013 a 2018, isso é estratégico?
Sim, este planejamento está sendo cuidadosamente preparado levando-se em conta o atual estágio de desenvolvimento de cada Unidade de Negócio da cooperativa. Para algumas Unidades Estratégicas de Negócios, quer por exigências mercadológicas ou ainda por atendimento às exigências de parceiros estratégicos, pretendemos evoluir até o processo de certificação. A medida que também essas áreas evoluem, as demais áreas interligadas também serão chamadas a procederem a adequação dos seus procedimentos, de forma que em um período de 4 anos consideramos viável concluir a fase de implantação, momento o qual se iniciará um novo ciclo do processo de melhoria contínua.

De que forma o Sistema interfere para os cooperados, agrega valor? O SGI vai se estender para as propriedades dos cooperados?
Como abordamos anteriormente, a cooperativa, pelo seu porte, complexidade dos negócios, relacionamento com empresas multinacionais presentes no Brasil e outras de fora do País,  precisa evoluir na formação de uma cultura da excelência, a fim de estar preparada a atender as necessidades de associados e clientes cada vez mais exigentes e um mercado altamente competitivo. Acreditamos que essa consciência é fundamental para continuarmos a gerar valor aos cooperados, que é a nossa missão. Os processos de gestão do SGI iniciam-se na cooperativa e estendem-se até as propriedades dos cooperados, que geram a matéria- -prima. Hoje em grande parte dos processos, já temos ações integradas desde a fazenda à mesa do consumidor. Se um dia pudermos garantir a qualidade dos produtos e processos da Castrolanda desde as propriedades dos produtores até o consumidor final teremos um diferencial importante para oferecer ao mercado.

Este ano de 2014 dentro de toda a estratégia e o que já está sendo trabalhado internamente no que se refere a qualidade acreditamos que será o ano da Qualidade na Castrolanda. Qual o maior desafio para o sucesso no processo de implantação e manutenção do sistema?
Hoje temos Unidades de Negócios como a U.B.L., Sementes e Fábrica de Rações de Piraí do Sul que estão bastante evoluídas. Temos enormes desafios nas áreas que são eminentemente "prestadoras de serviços", onde temos que trabalhar fortemente as pessoas, para mudarem de atitude em relação ao compromisso com a sustentabilidade dos nossos negócios, preservando em primeiro lugar a segurança de todos os colaboradores, a qualidade e atendimento aos requisitos dos associados, clientes e compromisso com as práticas sustentáveis nas nossas atividades, ambientalmente corretas. Lançamos este ano, 2014, como o ano do SGI com o intuito de sensibilizarmos, chamarmos a atenção para esse momento para que tenhamos toda a força de trabalho engajada, comprometida com os nossos propósitos. Pessoalmente, acredito que o maior desafio do projeto é ter o engajamento de todo o público envolvido na operação, que leva tempo e para ser consistente temos que trabalhar "valores", que são elementos fundamentais da cultura de uma empresa.

Qual a sua mensagem para o quadro de colaboradores em relação a implantação do sistema?
Estamos iniciando uma nova fase no nosso processo de desenvolvimento. Na visão, segundo o planejamento estratégico, está declarado que queremos ter e ser reconhecidos como uma empresa que aplica as melhores práticas de gestão. Acreditamos que o processo evolutivo passa pela adoção do SGI Assim, reiteramos à todos os nossos gestores, colaboradores diretos e indiretos, que abracem o programa, estejam comprometidos para que possamos dar mais este salto. Da Administração não faltarão o apoio e comprometimento fundamentais ao êxito dessa caminhada. Sabemos que é um passo, como todo processo de mudança, longo e desafiador, mas que com o apoio de todos chegaremos lá.