Notícias

21 Dez 2015 | 11h39

Castrolanda recebe dois importantes prêmios do cooperativismo brasileiro

Prêmio Sescoop Excelência de Gestão reconhece 32 cooperativas de todo país.

O presidente Frans Borg esteve em Brasília, em novembro (17/11) na cerimônia de entrega do Prêmio Sescoop de Excelência em Gestão para receber dois importantes prêmios do Cooperativismo Brasileiro. A Castrolanda foi reconhecida na edição 2015 na categoria Ouro de Excelência em Gestão, a única do Agronegócio Cooperativista a ser reconhecida nesta categoria e figurou também como destaque em “Melhoria Contínua” premiação destinada para a Cooperativa que obteve a maior evolução em relação ao ciclo anterior do Prêmio. Nesta edição, 246 cooperativas de todo o Brasil inscreveram trabalhos, que passaram por várias fases de avaliação e foram reconhecidas 32 cooperativas de vários segmentos.

EXPECTATIVA - O Presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, saudou as cooperativas participantes e os convidados, durante a cerimônia. “Este prêmio demonstra que, praticando a autogestão, as cooperativas podem melhorar cada vez mais seu trabalho, criar felicidade para os associados e ajudar o Brasil a superar o momento difícil que vive. As 32 cooperativas reconhecidas com o Prêmio representam o universo do cooperativismo brasileiro. Hoje, mais de mil cooperativas de todo o país já participam do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). E nossa expectativa é de que, em cinco anos, as mais de seis mil cooperativas do país tenham aderido ao Programa”, concluiu Freitas.

PRÊMIO – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ação inovadora do Sistema OCB, que é promovido bienalmente pelo SESCOOP, visa o reconhecimento nacional e o incentivo das melhores práticas de gestão e governança, bem como o crescimento e o investimento no profissionalismo das Cooperativas Brasileiras. Participam do prêmio as Cooperativas que integram o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), programa conduzido pelo SESCOOP. As cooperativas são avaliadas e classificadas conforme seu desempenho, podendo ser reconhecidas nas faixas: Ouro, Prata e Bronze. Por ocasião do prêmio são também reconhecidas as Cooperativas Destaques, sendo destaque em “Governança Cooperativista” para a Cooperativa que se destacar pelas melhores práticas de governança e “Melhoria Contínua” para a Cooperativa que obteve a maior evolução em relação ao ciclo anterior do Prêmio.

FNQ - O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas é baseado nos princípios da Governança Corporativa e no Modelo de Excelência da Gestão ® (MEG ) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). As cooperativas inscritas respondem o questionário de diagnóstico e auto avaliação de sua gestão e de acordo com sua pontuação os organizadores definem as Cooperativas aptas a passarem para etapa seguinte, que é a confirmação in loco das informações da auto avaliação, realizada através de vistas conduzidas por avaliadores do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e da OCB. Passo a passo. Figura 01.



HISTÓRIA – Representando a banca julgadora do Prêmio, Roberto Rodrigues, da Fundação Getúlio Vargas, embaixador especial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para o cooperativismo mundial, contou um pouco da história do movimento. “A certidão de batismo do cooperativismo brasileiro veio em 1988, com a nova Constituição, que consagrou a liberdade e a autogestão das cooperativas. Hoje, com este Prêmio, o cooperativismo recebe seu certificado de maioridade”, disse. O prêmio é promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

"Esta conquista é considerada de suma importância pois nos afirma como está nossa gestão comparativamente com as outras cooperativas brasileiras, podemos dizer que estamos no caminho certo, buscando uma gestão profissionalizada e transparente." 
Frans Borg - Diretor Presidente

"O prêmio é uma certificação de excelência e de eficiência; de liberdade com responsabilidade. É a concretização de um desafio alcançado pelo Sistema OCB, que aceitou a missão de fortalecer a autogestão nas cooperativas brasileiras."
Roberto Rodrigues - Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e Membro da Banca Julgadora

"Há anos lutamos para dotar as cooperativas de ferramentas de gestão, controle, acompanhamento e capacitação, para que elas mostrem excelência em suas atividades. É uma satisfação ver nesse Prêmio as cooperativas tendo todo esse trabalho reconhecido."
Nelson Costa Superintendente Adjunto do Sistema Ocepar

"A iniciativa do Sescoop deu as ferramentas para que as cooperativas evoluam. Na medida em que são avaliadas, elas descobrem oportunidades de melhoria. E criar um prêmio é um fator de motivação. Ter seu trabalho reconhecido é muito importante."
Jairo Martins -  Diretor-Presidente Executivo da Fundação Nacional da Qualidade

 


NOSSAS PUBLICAÇÕES

SAC - Serviço de Atendimento Castrolanda
0800.421050 | 42 3234.8000