Colônia

A infraestutura da colônia atravessa décadas e os moradores mantém rica a cultura nas suas casas, jardins, avenidase no imponente Moinho, o Memorial da Imigração Holandesa, elemento principal da memória dos imigrantes. Em 10 anos fomentou o turismo e atraiu diversas pessoas do Brasil e outros países para acompanhar a trajetória destes imigrantes que aqui se fixaram.

A igreja, a Escola, as Cooperativas (Castrolanda e Eletrorural), os pontos comerciais atendem as necessidades e movimentam a vida dos moradores da Castrolanda, a colônia distante apenas 7 km de Castro.

A Cooperativa Castrolanda desempenha um papel central no processo de crescimento. A combinação dos fatores fé, educação e cooperação são elementos decisivos no crescimento econômico e na elevação da qualidade de vida da Colônia.

O Turismo é explorado no Memorial da Imigração Holandesa. De Immigrant, pode ser visitado nos fins de semana, sexta-feira, sábado e domingo com o guia turístico até Jô andar das pedras que fazem a moagem. Nos dias de semana também é aberto para grupos com roteiros agendados antecipadamente. Ainda no moinho há salão de eventos, museu, restaurante, biblioteca e sala de jogos.

De Immigrant
Na Castrolanda está um dos maiores moinhos de vento do mundo. Inaugurado em 30 de novembro de 2001, De Immigrant (O Imigrante) é um grande monumento de 26 metros de envergadura, possui duas mós conseguindo produzir até 3.000 kg de farinha de trigo e mecanismos, engrenagens, pinos e encaixes feitos quase que totalmente em madeira. O projeto é assinado e executado pelo holandês Jan Heijdra, especialista em moinhos de vento, como uma homenagem aos imigrantes holandeses da década de 50 que colonizaram a região. O moinho é acionado pelo moleiro Rafael Rabbers - único operador de moinho de vento diplomado do Brasil que trabalhou na construção e posteriormente foi treinado para operá-lo.

Economia
A base da economia é a atividade agropecuária. Na agricultura os principais produtos são: milho, soja, feijão, batata, trigo e aveia. Na pecuária de corte destacam-se a criação de gado, suínos e ovinos. Na pecuária leiteira, o município é considerado a Capital Nacional do Leite.

Esporte e Lazer
Um Ginásio de Esportes está localizado no centro da colônia. O espaço abriga jogos semanais dos moradores e também é utilizado nas competições intercolonais como o Zeskamp, a olimpíada promovida com o objetivo de proporcionar a integração das seis maiores colônias holandesas do Brasil. Há também o Clube Castrolanda, destinado a sócios com infraestrutura de piscina, salão e churrasqueiras.

Habitantes
Na Castrolanda vivem aproximadamente 3000 pessoas. A grande maioria holandeses e brasileiros que trabalham na Cooperativa ou nas fazendas dos cooperados.

Transporte
Distante apenas 7 km da cidade de Castro, o transporte para a Castrolanda pode ser feito de ônibus pela empresa prestadora de serviço do Município em horários pré-determinados. A duração pode ser aproximada a 20 minutos. Outros meios são carros particulares ou táxi.

Religião
Há duas igrejas na Castrolanda: Igreja Evangélica Reformada freqüentada pelos imigrantes e seus descendentes e a Igreja Católica que reúne holandeses, funcionários das fazendas e familiares.
SAIBA MAIS

Educação
Na Castrolanda estão as escolas: Evangélica e Estadual. Além delas existe também a Escola Holandesa Prins Willem Alexander, inaugurada pelo príncipe dos Países Baixos em sua visita ao Brasil em 1998. Ela complementa as atividades da Escola Evangélica com aulas de holandês, além de promover atividades que visam preservar as tradições holandesas em Castrolanda.
SAIBA MAIS

Símbolos da Castrolanda
Bandeira - Há 35 anos foi promovido um concurso para composição da bandeira da Castrolanda. A sugestão vencedora foi da Sra. Anneke Hana Borg e a bandeira foi hasteada pela 1ª vez pelo Sr. Jan Egbert Borg durante abertura do Jubileu de Prata da Castrolanda, em 1976.
SAIBA MAIS

Cultura
SAIBA MAIS

Folclore
A simplicidade das danças e das apresentações é considerada a forma mais pura do "folclore" holandês evidenciando o amor, a vida e a luta do homem na construção de sua pátria.
SAIBA MAIS



Criada em 1999 para "pensar" a festa dos 50 anos, a Associação de Moradores de Castrolanda hoje é parte integrante da vida da comunidade. Sua primeira grande missão foi viabilizar a construção do Moinho. Depois ganhou novas atribuições, como cuidar da coleta de lixo, zelar pela conservação das ruas, praças e passeios públicos, cuidar das estradas e da saúde da população. No papel de zeladora do bem estar da comunidade a Associação funciona inclusive como canal de comunicação e reivindicação junto à Prefeitura Muncipal de Castro e outras entidades. Uma diretoria constituída de seis pessoas e comissões de urbanismo, saúde, cultura, esporte, turismo, produzem a dinâmica da Associação, considerada representante legítima dos moradores da Castrolanda. Edison Lemos

Museu
O museu é o ponto central que preserva a memória, cultura e as tradições holandesas. O local é aberto ao público toda sexta-feira, das 14h às 17h por voluntárias moradoras da Castrolanda. A receptividade no estilo holandês encanta os visitantes.

Oranjefeest
Na Castrolanda, o Dia da Rainha foi instituído oficialmente no ano 2000. É com esta celebração que a comunidade holandesa recorda uma das principais manifestações culturais do seu país de origem. A festa é realiza ao ar livre, durante o dia todo na Rua do Moinho, em frente ao Memorial da Imigração Holandesa. O evento oferece muitas barraquinhas com atividades semelhantes as que se fazem na Holanda, como artesanato, comidas típicas, venda de roupas, brinquedos e plantas. Também há apresentação de grupos folclóricos e corais. Participam alunos da Escola Evangélica, entidades beneficentes, profissionais autônomos e empresas da região, além da comunidade em geral.

Natal encantado
A comunidade de Castrolanda oferece uma grande atração turística para a região dos Campos Gerais no período que antecede as festas de final de ano. Em dezembro, o Memorial da Imigração Holandesa, ornamentado com 60 mil lâmpadas, vira palco para apresentação de corais infantis de escolas da colônia e convidados de municípios próximos, que se apresentam cantando músicas natalinas. É o Natal Encantado Castrolanda, que enche de ternura e emoção os corações de centenas de visitantes que a cada noite se reúnem para aplaudir, cantar e se emocionar com as vozes infantis que se projetam das janelas do Moinho, recortadas pela luz de milhares de lâmpadas.

Agroleite - Vitrine da tecnologia do leite no Brasil
Reunir num só local toda a cadeia produtiva do leite. Assim, disposta a manter a tradição, a Castrolanda realiza anualmente o Agroleite. O evento tornou-se referência ao concentrar as últimas aplicações práticas da tecnologia para o segmento e ao mesmo tempo, apontar tendências. Durante 5 dias, se reúnem os principais criadores das raças holandesa, jersey, simental e parda-suíça, órgãos governamentais e institutos de pesquisa e extensão rural, além de representantes da indústria de laticínios, insumos e equipamentos. Paralelamente ao Agroleite são realizados diversos eventos: Seminário Internacional, Simpósios, Dias de Campo, Leilões, Torneio Leiteiro, Troféu Agroleite, Clube de Bezerras, Trekker Trek e julgamentos. Mais de 100 empresas participam das demonstrações dinâmicas e estáticas de máquinas, insumos e equipamentos agrícolas e de pecuária. Na última edição estiveram em pista 700 animais e 54 mil pessoas participaram do evento.
SAIBA MAIS

Turismo técnico
A Castrolanda recebe anualmente diversas pessoas das américas e de países europeus em visitas técnicas nas propriedades, além de excursões de diversas instituições de ensino. Eles vêm em busca de conhecimento das tecnologias aplicadas ao campo e dos métodos de cultivo aqui desenvolvidos.

NOSSAS PUBLICAÇÕES

SAC - Serviço de Atendimento Castrolanda
0800.421050 | 42 3234.8000